O orçamento da Câmara Municipal de Aljezur para o ano económico de 2019 prevê uma receita global e uma despesa global no montante de 11 milhões, 246 mil e 247 euros, menos 3,5 por cento em relação a 2018. “Foi um ano com uma conjuntura complexa, com a alteração da presidência que nos remeteu para uma situação de algumas modificações e atraso, em relação a ações e obras previstas, contudo, entendemos que se continuou a trabalhar e a responder positivamente aos desafios”, refere o presidente José Gonçalves.

Em matéria de Recursos Humanos, decorre o processo de recrutamento de cerca de 35 novos trabalhadores, nas várias áreas, que levará ao reequilíbrio indispensável do Quadro de Pessoal da Autarquia, atendendo às necessidades sentidas, particularmente no setor da Educação, Administração e necessidade operacional da execução de várias ações por administração direta, bem como na dotação e reforço de trabalho técnico especializado. Em termos de Proteção Civil, será dado um passo muito concreto com a criação do Gabinete Municipal de Proteção Civil, respetivo pessoal e equipamento. Do mesmo modo serão criados com as freguesias programas para uma cultura de proteção civil nas populações. Serão mantidas os apoios e protocolos, determinantes para o melhor desempenho possível da Associação dos Bombeiros Voluntários de Aljezur, assim como ações com a vigilância nas praias, equipa de intervenção permanente e dispositivo especial de combate a incêndios florestais. “Continuaremos a apoiar a obra do quartel da Associação dos Bombeiros e daremos os passos necessários para aprovação do Regulamento de apoio ao associativismo nos bombeiros voluntários”, garante o edil aljezurense.

No âmbito da Associação Terras do Infante, Aljezur irá contar com mais uma equipa de sapadores florestais, totalizando assim quatro equipas para operarem no território. Será ainda desenvolvido um projeto conjunto para a criação de um posto estratégico, junto ao Espinhaço de Cão, na antiga casa dos cantoneiros. Para tal será necessária a revisão dos Planos Municipais de Proteção Civil e os Planos Municipais de Defesa da Floresta. “No que às instalações do novo Quartel do GNR de Aljezur diz respeito, continuamos apenas com abertura de rúbrica sem indicação do financiamento necessário, uma vez que, à semelhança do ano transato, não voltaremos a ter um prazo estipulado pela Secretária de Estado da Administração Interna. Estamos à espera de resposta sobre a nossa proposta de alteração do local inicialmente prevista para este equipamento, de extrema importância para a GNR territorial e UCC. Continuaremos empenhados na resolução da questão pendente para Odeceixe em relação aos edifícios do antigo posto da praia e o atual posto em Odeceixe”, adiantou ainda José Gonçalves.


Na Educação serão mantidos os apoios ao ensino superior e os prémios de excelência aos melhores alunos, entre outras medidas, e o Município vai continuar a investir no parque escolar do concelho. Na Saúde, Aljezur vai passar a dispor de uma Unidade Móvel de Saúde e de médico dentista no Centro de Saúde. Na Ação Social serão mantidas todas as componentes de parceria, apoio e respostas aos mais desfavorecidos, sendo a mesma reforçada como o protocolo com a Santa Casa da Criança, no sentido de manutenção do Apoio de Dia em Bordeira e Odeceixe. “Procuraremos e iremos exigir que seja dada resposta deste serviço para outras localidades do concelho, como Alfambras e Vales, como estava previsto e para o qual ainda não houve reposta, da parte de quem tem essa responsabilidade, nomeadamente a Segurança Social”, frisou o autarca.

Mais habitação municipal e sua melhor gestão serão outra prioridade para 2019, como atesta o início do Programa Municipal de Habitação no qual serão promovidas alterações a loteamentos já existentes e se começarão a construir outros, nomeadamente em Rogil e Aljezur. No Património Municipal, vão-se conservar e recuperar alguns edifícios que necessitam de manutenção, priorizando deste logo o edifício dos Paços do Concelho, a Casa José Cercas, o espaço de refeições dos trabalhadores, a Escola da Carrapateira, os Armazéns Municipais e o Mercado de Odeceixe, havendo ainda a possibilidade de intervenção no Pavilhão do Complexo Desportivo.

Na Cultura estão inscritas múltiplas ações, algumas delas a candidatar a fundos comunitários, com o executivo a destacar uma forte aposta no Projeto «Lavrar o Mar», programa de animação cultural capaz por si só de trazer novos públicos ao concelho. A nível da Economia, serão desenvolvidas várias ações de dinamização da Zona Industrial da Feiteirinha para se captar mais investimento. “Continuaremos a apoiar a Rota Vicentina e a Via Algarviana, que têm acrescentado uma mais-valia económica na região, potenciando e quebrando a sazonalidade da época baixa. Vamos receber, já em fevereiro, a Bienal Turismo da Natureza, onde Aljezur será o centro do Turismo de Natureza”, revela José Gonçalves, adiantando ainda que se está a tentar que a Sociedade POLIS não seja extinta e se possam concluir as obras que ainda lhe falta executar, nomeadamente os melhoramentos no Portinho de Arrifana, o passadiço pedonal em Odeceixe, as Ecovias e as Ciclovias. “Com as Águas do Algarve exigimos que se encontrem as soluções para a ETAR de Rogil e Carrascalinho e ainda que os restantes sistemas cumpram a obrigações legais do tratamento de afluentes. Continuaremos a manifestar e a exigir, junto ao Ministério das Obras Públicas e Infraestruturas de Portugal, para que se encontre e se trabalhe para a concretização de uma «variante a Aljezur», de maneira que possa melhorar a circulação na vila. Continuaremos a exigir que o Ministério do Ambiente faça a tão esperada revisão dos planos que são os mais importantes para a região, o Plano Do Parque Natural Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e o Plano Ordenamento da Orla Costeira. Junto ao ICNF iremos pugnar para que sejam encontradas soluções para o ordenamento do auto-caravanismo e campismo, surgindo uma rede de oferta para este produto. Continuaremos a estar atentos à situação do Perímetro de Rega do Mira, de maneira que se possam criar regras que possam compatibilizar a atividade agrícola, com a atividade turística e a preservação dos recursos naturais e ambientais”, assegura o presidente da Câmara Municipal de Aljezur.