Arranca, no dia 1 de dezembro, o Programa de Animação de Natal 2018 no Concelho de Loulé, iniciativa que pretende, mais uma vez, levar o espírito desta quadra festiva às localidades, dinamizando as suas zonas comerciais. A chegada do Pai Natal ao coração da cidade de Loulé, pelas 15h do dia 1, marca o início de muitas iniciativas que irão prolongar-se até ao Dia de Reis (6 de janeiro).

Depois de um trenó puxado por renas, de um carro de bombeiros ou de um charrete do Clube Hípico, o «velhinho das barbas brancas» chegará de novo à cidade de uma forma surpreendente. Na Praça da República, as crianças serão brindadas com presentes entregues pelo próprio Pai Natal e pelos seus duendes. Nesta ocasião, que marca também a inauguração da iluminação de Natal, a música irá soar por vozes do Grupo Coral Infantil de Loulé, considerado o maior coro do país, que vai interpretar canções originais, mas também temas de Natal intemporais. A chegada do Pai Natal a Quarteira acontece a 2 de dezembro, pelas 11h, no Jardim Filipe Jonas, enquanto que em Almancil este momento decorre às 15h30, no Jardim das Comunidades.

Outro dos pontos altos deste programa será a inauguração da «Aldeia dos Sonhos», com uma Parada de Natal. No dia 6 de dezembro, a partir das 10h, milhares de alunos das escolas do Concelho irão participar nesta abertura, vestidos com as cores natalícias e com adereços alusivos à época. O espaço pretende recriar a Aldeia do Pai Natal, com decoração temática, a casa do Pai Natal, brinquedos tradicionais, bonecos de neve, um carrossel de madeira, uma mini-roda gigante, insufláveis, pinturas faciais, sessões de teatro e «Hora do Conto», gastronomia alusiva à quadra e todo o ambiente caloroso associado a esta época festiva. 




Este ano, a Aldeia estende-se por quatro polos. A Cerca do Convento volta a ser o núcleo central deste mundo encantando onde se encontrará, por exemplo, a Casa do Pai Natal. Já na Alcaidaria do Castelo, o público poderá visitar a Aldeia dos Duendes com as suas casas em forma de cogumelo e as oficinas de fabrico dos brinquedos. O «Polo Sul» irá localizar-se na Praça D. Afonso III, onde estará este ano uma pista de gelo natural para que as crianças possam ter a experiência da patinagem. Outra das novidades é a integração do Mercado Municipal na «Aldeia dos Sonhos». Assim, nos sábados e domingos de dezembro, este ex-líbris da cidade vai transformar-se no «Mercado do Doces», com várias bancas de venda de guloseimas como chocolates, gomas, bombocas, ginginha, crepes, waffles e muitas iguarias da época, enquanto que performers criarão momentos de animação no espaço.

Nas noites das sextas-feiras, o Mercado recebe espetáculos que têm como mote a época natalícia mas com abordagens musicais diferentes: o Fado de César Matoso (7 de dezembro), as sonoridades jazzísticas da Orquestra de Jazz do Algarve (14 de dezembro), o gospel dos Shout (21 de dezembro) e as versões de temas dos britânicos The Beatles, bem como músicas natalícias dos anos 60 e 70, pelos louletanos The Bottles (28 de dezembro). O encerramento da «Aldeia dos Sonhos» faz-se também dentro do Mercado, com um concerto do Grupo Coral Infantil de Loulé, que decorrerá, no dia 30 de dezembro, pelas 16h30. A «Aldeia dos Sonhos» irá funcionar de 6 a 30 de dezembro, no seguinte horário: de terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e domingo, das 14h30 às 19h; sexta-feira, das 14h30 às 22h30; sábado, das 10h às 19h. A entrada é livre. 


Até ao Dia de Reis estão previstas diversas iniciativas em Loulé, Quarteira e Almancil, em parceria com os lojistas, tendo em vista a promoção do comércio tradicional numa altura tão importante em termos comerciais como é o Natal. De 1 a 25 de dezembro decorre o Concurso de Montras no Comércio Local. No dia 8, pelas 10h, tem lugar a iniciativa «Montras Vivas», em que os comerciantes são convidados a estender a sua atividade para a frente das suas lojas, com montras vivas e cenários criativos, decoração da época e formas inovadoras de mostrar o que cada loja tem de melhor. O objetivo é mostrar a qualidade dos produtos e o bom serviço do comércio louletano.

A Feira da Serra está de volta no dia 8, à Avenida José da Costa Mealha, com uma variada mostra de artesanato e produtos agroalimentares. O certame conta com dezenas de expositores e abre as portas das 10h às 17h. E porque o Natal é uma época de solidariedade, no dia 15 acontece mais uma edição do «Encontro de Camisolas» para apoiar quem mais necessita. Neste roteiro solidário, a autarquia louletana convida a população a sair à rua vestida de Natal com as tradicionais camisolas com motivos natalícios ou outros adereços como gorros e enfeites, ao mesmo tempo que os participantes poderão contribuir com brinquedos, roupas ou comida para depositar nas caixas que vão estar devidamente assinaladas nos cafés e bares. Estes donativos serão entregues a instituições particulares de solidariedade social.

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, este programa de animação vai trazer ao concelho um espetáculo especial de Natal. Desta vez será em Quarteira, dia 9 de dezembro, pelas 15h30, no Pavilhão Drª Laura Ayres, e a proposta da Câmara Municipal de Loulé é «O Mundo de Sara». Vinda do universo muito bem-sucedido do «Panda e os Caricas» surge «O Mundo da Sara», um dos mais recentes fenómenos da música infantil que está a conquistar os mais novos. Este primeiro disco está repleto de canções divertidas onde entram piratas, rockstars, cowboys, princesas, naves espaciais e muitas mais aventuras. Os bilhetes para este concerto têm um preço único de cinco euros e vão estar à venda no comércio tradicional.