Foi uma noite mágica, simplesmente maravilhosa, a combinação perfeita entre o Fado, Património Cultural Imaterial da Humanidade, e a dança contemporânea. Não é comum, pelo menos em terras algarvias, um espetáculo de dança esgotar salas, mas foi isso que aconteceu no dia 9 de novembro, com a vinda do Quorum Ballet ao Cine-Teatro Louletano e a apresentação de «Saudade – Back to Fado», com direção artística e coreografia do prestigiado Daniel Cardoso. E os vários minutos em que o público, de pé, ovacionou os artistas, foi uma clara demonstração de que tão cedo não esquecerão uma noite que, diga-se mais uma vez, foi realmente mágica.

Saudade, essa palavra tão portuguesa, que dizem não ter tradução literal para mais nenhuma língua, é a dor de uma ausência, o desejo de algo ou de alguém de que se está privado. “É nostalgia, melancolia, lembrança de pessoas ou coisas distantes ou até extintas, e o grande desejo de tornar a elas. É uma palavra que está na essência do povo português que sempre partiu por diversas razões, seja por heroísmo, descoberta, sobrevivência, deixando sempre uma parte de si na sua terra e a vontade de a ela regressar”, descreve a sinopse da mais recente produção do Quorum Ballet.

Um trabalho, de facto, singular e também inspirado na obra literária de Luís Vaz de Camões. Por isso, «Saudade – Back to Fado» pretende voltar à origem, numa mistura de sentimentos, pedaços de dor, alegria, solidão, amizade, desamparo e amor. E tudo isto deixando-nos levar pelas 12 cordas de uma guitarra portuguesa. Sem dúvida, um excelente prolongamento do espetáculo «Saudade», que o Quorum Ballet já tinha apresentado, em 2012, neste mesmo Cine-Teatro Louletano.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__179