Foi assinado, no dia 14 de novembro, entre a Terras do Infante - Associação de Municípios e o Clube de Caçadores de Lagos, um contrato-programa para a execução de ações de silvicultura preventiva visando a defesa da floresta contra incêndios nas áreas sob administração do Clube dos Caçadores de Lagos. A desenvolver em terrenos privados, estas ações englobam qualquer uma das sub-ações correntemente utilizadas na prevenção e proteção das florestas e áreas de matos contra incêndios.

Reconhecendo o interesse da silvicultura preventiva desenvolvida pelo Clube de Caçadores, as Terras do Infante decidiram disponibilizar, por via deste contrato, apoio financeiro às ações que o mesmo venha a executar nas áreas pré-determinadas em carta topográfica, no período compreendido entre novembro de 2018 e julho de 2019. Para o efeito fixou um valor unitário de 300 euros por hectare e um limite máximo de comparticipação no valor de 23 mil e 16 euros correspondente a uma área de 76,72 hectares. Para além da componente financeira, a Associação assegurará igualmente apoio técnico.

O Clube de Caçadores de Lagos é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 19 de maio de 1984, que tem como objeto social: a gestão de zonas de caça; a promoção de provas desportivas e manifestações recreativas e culturais; a promoção de ações de formação; e a realização de provas e concursos de pesca desportiva. É no âmbito dos objetivos de gestão de zonas de caça que o CCL promove a regular limpeza de povoamentos florestais e a desmatação de áreas incultas para a criação de zonas de alimentação de caça, contribuindo assim de forma decisiva para a prevenção de incêndios florestais.

O documento foi assinado pela Presidente do Conselho Diretivo da Terras do Infante e Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, e pelo Presidente da Direção, Miguel António Cristino Lopes, e Tesoureiro da Direção, Luís Miguel Duarte, representando o Clube dos Caçadores de Lagos, na presença de demais autarcas dos concelhos que integram a Associação.