Chega às principais livrarias nacionais, no final de novembro, a biografia oficial de Maniche, ex-jogador internacional português. O livro «MANICHE18», da autoria de Tiago Guadalupe, percorre a vida deste jogador carismático, um médio box to box de eleição, de grande atitude competitiva, determinação e com elevado brilho técnico-tático. Um atleta que representou clubes de topo durante 15 anos, jogou nos principais campeonatos europeus - Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha - atingindo a marca de 500 jogos oficiais. Durante esse período vestiu igualmente a camisola da Seleção A de Portugal em 51 ocasiões, marcando golos decisivos.

A obra foi escrita por um dos seus melhores amigos, Tiago Guadalupe, e resulta de mais de 80 horas de conversas honestas e «sem rodeios» com Nuno Ribeiro, que acabaríamos por conhecer e reconhecer como Maniche, e com muitos que com ele partilharam história e estórias, balneários, vitórias e derrotas, momentos épicos e tempos difíceis. «MANICHE18» é, por isso, muito mais que a biografia oficial de um jogador que marcou gerações, trata-se de uma odisseia fascinante e inspiradora, à defesa e ao ataque, de alguém que desafia sem medo o significado do sucesso - um espectro completo da vida no topo do futebol e uma excelente retrospetiva de uma carreira verdadeiramente inesquecível.

Nestas páginas pode-se ler a história única de Maniche, desde o crescimento no Bairro da Boavista, um bairro problemático de Lisboa, passando pela afirmação enquanto celebridade nacional e mundial de futebol, pela glória internacional na Taça UEFA em 2003, na Liga dos Campeões e na Taça Intercontinental em 2004, mas também pela deceção de uma nação na final do Euro 2004, até ao adeus aos relvados em 2011. Maniche fala abertamente de tudo, desvenda opiniões, peripécias, curiosidades, privilégios e pressões vividas nos bastidores de uma vida profissional preenchida de um homem determinado, com um instinto ganhador e com um compromisso – vencer.

O livro conta com o prefácio de José Mourinho e posfácio de Gianni Infantino, presidente da FIFA, para além d as participações especiais e exclusivas de Luiz Felipe Scolari, Cristiano Ronaldo, Jorge Mendes, Nuno Gomes, Luís Figo, Vítor Baía, Deco, Jorge Costa, Zlatan Ibrahimovic, Javier Zanetti, Fernando Torres, Iker Casillas, John Terry, Rio Ferdinand, Pinto da Costa, Jorge Jesus, Sérgio Conceição e muitos outros. O autor, Tiago Guadalupe, é coordenador da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Loulé e escreve com regularidade em diversas publicações nacionais e internacionais. Já estagiou no Chelsea, Benfica, Locomotiv de Moscovo e Sporting de Braga. Tem realizado estudos onde tem tido a colaboração exclusiva de alguns dos maiores nomes do futebol, como são os casos de José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Didier Drogba, Frank Lampard, John Terry, Rio Ferdinand, Leonardo Jardim e outros.