A diretora municipal de Administração e Planeamento da Câmara Municipal de Loulé, Dália Paulo, e a diretora da Marina de Vilamoura, Isolete Correia, receberam, no dia 16 de novembro, a Bandeira de Certificação da Estação Náutica de Vilamoura, numa cerimónia que decorreu na Alfândega do Porto, e na qual foram certificadas as primeiras 15 Estações Náuticas de Portugal. As Estações Náuticas têm por base uma rede de oferta turística náutica de qualidade, local ou regional, organizadas a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, incluindo oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outros serviços relevantes, com o objetivo de atrair turistas e outros utilizadores, criando experiências diversificadas e integradas.


A Estação Náutica de Vilamoura, situada no Concelho de Loulé, tem como objetivo apoiar a criação de uma rede com condições para a prática de atividades náuticas de qualidade em torno de uma oferta conjunta de alojamento, restauração, animação turística, ensino, saúde e bem-estar, cultura, desporto e outras atividades e serviços de apoio à náutica, atraindo turistas/visitantes e comunidade local, permitindo a criação de uma oferta integrada, acrescentando valor e gerando emprego durante todo o ano. A Estação Náutica de Vilamoura, coordenada pela Câmara Municipal de Loulé e Marina de Vilamoura, conta com 65 entidades parceiras, que fazem parte do Conselho da Estação Náutica. Pretende-se a melhoria da coordenação e concertação entre todos os parceiros da Estação Náutica numa atuação conjunta, visando a promoção, divulgação e comunicação de todas as infraestruturas e serviços da Estação Náutica, permitindo através da colaboração e cooperação de todos.


Também Faro viu aprovada a sua candidatura à Certificação de Estação Náutica, passando a integrar a rede de Estações Náuticas Portuguesas. A bandeira, placa identificativa e o certificado foram recebidas pelo vereador da Câmara Municipal de Faro, Carlos Baía, enquanto entidade coordenadora da Estação Náutica, tendo estado igualmente presente João Marques, Presidente do Ginásio Clube Naval, entidade parceira do Município neste processo. As mais de 40 entidades ligadas ao ensino, formação profissional e superior, a centros de investigação e a associações e clubes locais, também presentes nesta rede, refletem o reconhecimento de Faro enquanto destino náutico por parte da população residente.

A terceira bandeira, placa identificativa e certificado de Estação Náutica entregues a candidaturas algarvias dizem respeito ao Baixo Guadiana.