Foram muitos os organismos do concelho de Albufeira que resolveram expor presépios, não só as imagens tradicionais, mas também diversas variantes criativas em torno desse símbolo da família na quadra natalícia. Até ao dia de Reis, 6 de janeiro, as sugestões são todas elas especiais.

No Cerro Educativo do Cerro D’Ouro, em Paderne, pode fazer o «Roteiro dos Presépios», 30 presépios realizados pelos formandos que frequentam as várias oficinas e pelos técnicos que lá trabalham, com recurso, na maioria, a materiais da natureza. Ainda em Paderne, o Presépio de Natal dos Escuteiros tem em destaque o que foi a «lapinha de Belém» e não faltam os encantos das «searinhas» algarvias. Está em frente à Igreja Matriz de Paderne, com um horário de visita das 10h às 21h.

A magia do presépio da Guia, constituído por 33 figuras em tamanho real, distribuídas entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz, transporta-nos a uma viagem no tempo e a iluminação natalícia faz do centro da freguesia um lugar encantador. Uma exposição de presépios na Galeria João Bailote, da autoria do escultor albufeirense Joaquim Pargana, é a proposta deste espaço cultural até ao dia 5 de janeiro. Intitula-se «Luz de Natal» e compreende 40 peças, numa mostra que prova a riqueza do trabalho e a multiplicidade artística deste artista. Pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 9h30 às 12:30 e das 13h30 às 17h30. A Galeria encerra domingos, segundas e feriados.

O Presépio da Biblioteca Municipal Lídia Jorge foi elaborado pelas crianças, adolescentes e jovens da Catequese da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Albufeira, que são utentes habituais da leitura, recriando sonhos e tradição. Por fim, o Presépio de Natal dos Bombeiros Voluntários de Albufeira com o tema «Nascimento de Jesus e a Magia da Água», para ver até dia 8 de janeiro, das 9h às 23h, no Quartel dos Bombeiros de Albufeira. Este ano, além do presépio no Quartel poderá também visitar mais dois presépios situados no Albufeira Shopping e no Algarve Shopping na Guia.