Pelo 11.º ano consecutivo, a aldeia de Paderne termina o ano com uma viagem no tempo. Assim, a partir do dia 29 de dezembro, sábado, a Feira Medieval transforma esta freguesia do barrocal algarvio num cenário do século XIV, onde não faltarão personagens típicas e encenações históricas.

Durante quatro dias, Paderne prepara-se para acolher cerca de 12 mil visitantes, que têm a oportunidade de percorrer as ruas da povoação num ambiente único. O núcleo antigo da aldeia transforma-se numa vila medieval, com o mercado tradicional, danças próprias da época, recriações históricas, demonstrações de artes e ofícios, manjares medievais e muita animação. O ponto alto do evento está marcado para o primeiro dia de 2019 com um cortejo histórico, às 15h, que retrata a cerimónia da entrega da Carta de Doação do Castelo de Paderne, por D. Dinis, à Ordem de Avis.

O certame abre as portas às 12h e encerra às 21h, com exceção do dia 31 de dezembro em que fecha às 19h30. A Câmara Municipal de Albufeira disponibiliza, no dia 31 de dezembro, um autocarro com paragens nos Salgados, Olhos de Água e Albufeira, para quem pretenda visitar o evento, cuja entrada tem um custo de 1,50 euros.