A Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, acolhe no 15 de dezembro, pelas 15h, o lançamento da obra «Memórias da Minha Rua», de Cecília Alves, que retrata as memórias de vivências numa rua do município de Almada na década 1955/65. A obra aborda a forma como então se vivia o dia-a-dia num pequeno aglomerado urbano do nosso país, descrevendo não só as vidas de alguns moradores da rua, como as atividades económicas, recreativas, sociais e até políticas desenvolvidas pelos residentes/personagens.

A trama desenvolve-se numa rua de Almada, que poderia ser em Olhão ou em qualquer outro ponto do país que tivesse a mesma dimensão, conseguindo-se fazer algumas ligações entre o que se descreve e a cidade cubista. Muitas das histórias contadas são verdadeiras, numa obra também pincelada por momentos de ficção. A autora propõe-nos, desta forma, conhecer as vivências de uma rua pelo olhar de uma criança.

Cecília Maria Silva do Carmo Alves nasceu, em Lisboa, a 26 de março de 1955. Estudou até ao 9.º ano em Almada, de onde partiu para Moçambique em 1971, tendo ainda residido alguns meses na África do Sul. Regressou a Portugal em 1976, tendo desde essa data vivido em Olhão, onde acabou o 12.º ano. Foi funcionária da Câmara Municipal de Olhão durante 38 anos, estando já aposentada. Amante da leitura, desde cedo demonstrou aptidão para a escrita, tendo na gaveta alguns contos infantis que não chegou a publicar. «Memórias da Minha Rua» é a sua primeira obra editada.