Foi legalmente constituído, a 22 de dezembro do ano de 1898, o Gimnásio Clube de Faro, uma das mais antigas e dinâmicas associações culturais e recreativas da cidade capital do Algarve durante o século XX, antes de ter sido acometida, como tantas outras, pelas dificuldades advindas da multiplicação de ofertas de entretenimento e lazer que estão ao dispor da geração nascida no pós-25 de Abril. Apesar disso, o Gimnásio nunca fechou portas e de há uns anos para cá recuperou toda a sua vitalidade, sob os comandos da direção encabeçada por Pedro Bartilotti.  

Serões de teatro, encontros literários, concertos de música, espetáculos de dança, workshops, ações de formação e muito mais preenchem o dia-a-dia da entidade situada em pleno coração de Faro, na Rua de Santo António, e foi com um medronho de honra que, no dia 22 de dezembro, se comemoraram os 120 anos de existência do Gimnásio Clube de Faro, a que não faltou Bruno de Azevedo Lage, presidente da União de Freguesias de Faro. “Recordo-me do meu avô falar com muito orgulho deste ilustre clube, do qual era sócio, dos fantásticos bailes e saraus de poesia que aqui se organizavam. Era um dos mais dinâmicos do concelho e da região, um autêntico embaixador da cultura farense”, enfatizou o autarca.

Eram, de facto, tempos de enorme e saudável competição entre o Club Farense – preferido pelos mais seniores – e o Gimnásio Clube de Faro, antes de este atravessar “uma fase de maior recolhimento”, reconheceu Bruno de Azevedo Lage, que foi ultrapassada recentemente mercê de “uma equipa muito interessante, versátil e eclética que relançou este clube de novo para a ribalta da cultura farense”. “Estão de parabéns pelo excelente trabalho que têm feito nos últimos anos”, frisou, antes de entregar a Pedro Bartilotti uma medalha a assinalar os 120 anos do Gimnásio Clube de Faro.
...

Apesar de ser olhanense de nascença, Custódio Moreno, Diretor Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude, conhece bem o historial e atividade do Gimnásio Clube de Faro. “Os clubes são como todos nós, têm os seus altos e baixos, mas o Pedro Bartilotti é a pessoa certa no momento certo para o conduzir no século XXI. O trabalho que se faz nestas coletividades traduz-se no acesso mais fácil à cultura, pela sua proximidade às comunidades”, considerou, mostrando-se ainda disponível para encetar parcerias entre as duas entidades para dinamizar atividades culturais e desportivas para públicos de todas as idades.  

Para além de um pequeno filme a recontar a história do Gimnásio Clube de Faro, de alguns apontamentos culturais e do cantar dos parabéns e soprar das velas do bolo de aniversário, a tarde ficou ainda marcada pelo lançamento de um selo de correio personalizado e de postais comemorativos da efeméride e pela inauguração de uma exposição de selos e postais da responsabilidade da seção de filatelia da coletividade.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina