O Município de Lagoa e a Associação de Empresários Pela Inclusão Social (EPIS) assinaram, no dia 28 de novembro, no Auditório do Centro Cultural do Convento de S. José, um protocolo com um conjunto de parceiros educativos comerciais com o objetivo de motivar os jovens para a conclusão da escolaridade obrigatória. O projeto de mediação escolar desenvolvido em parceria com a EPIS e com o apoio de empresas que operam no concelho (Delta cafés, Glamour Hotels, Intermarché Lagoa-Carvoeiro, Golf Gramacho - Grupo Pestana, Regulconcrete, Slide & Splash e Títulos d` Água) dirige-se a adolescentes em risco de abandono escolar, envolvendo as suas famílias, pessoal docente, não docente e comunidade.

A intervenção surge no 3.º Ciclo e Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira e no 2.º e 3.º Ciclos do Agrupamento de Escolas Rio Arade, e consiste numa abordagem assente na investigação e com resultados comprovados pela EPIS noutros estabelecimentos de ensino do país. Diogo Pereira e Andreia Ferreira, Diretor Geral da EPIS e Diretora do Programa, explicaram que o projeto coloca em prática o uso de metodologias que contribuem para o desenvolvimento de competências como a motivação, a disciplina, a tenacidade, a autoestima, o autocontrolo e a confiança, ferramentas essenciais para o sucesso na vida. Este projeto consolida a estratégia de Lagoa como Cidade Educadora, preocupada e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e preparada para o futuro.

Para que este projeto se tornasse uma realidade, o Município de Lagoa contratou duas mediadoras escolares que, durante três anos, irão acompanhar individualmente os estudantes em situação de risco de abandono escolar, reforçando assim a sua motivação e contribuindo para a sua integração, realização e felicidade. O Vice-Presidente Luís Encarnação referiu, na ocasião, que “este projeto é uma ferramenta fundamental para a criação de jovens mais qualificados, mais motivados e com maior nível de conhecimentos, precavendo a sua saída do concelho para a integração no respetivo mercado de trabalho”, agradecendo ainda a contribuição das empresas, no apoio financeiro ao projeto, bem como no seu papel enquanto futuros parceiros recetores de estágio.