A Câmara Municipal de São Brás de Alportel encontra-se a executar a obra de ampliação da Rede de Passeios Acessíveis nas ruas Machado dos Santos e Dr. Matos Proença, integrando a construção de uma rotunda na interceção com a Avenida da Liberdade, intervenção fundamental para a segurança rodoviária numa das artérias principais do centro urbano. O projeto resulta do contributo da comunidade, tendo sido a proposta de investimento mais votada pelos são-brasenses no processo de Orçamento Participativo de 2017, e vem permitir a ampliação da Rede de Passeios Acessíveis e dotar esta zona de maior segurança e mobilidade.

A intervenção, num investimento de 93 mil e 772,31 euros, com IVA incluído, tem um prazo de execução de 120 dias e está a ser executada pela empresa «Construções Pedra Vidraça Algarvia». Os trabalhos integram a execução de passeios e estacionamento, execução de passadeiras niveladas e acessíveis, a construção de uma rotunda na interceção com a Avenida da Liberdade e pavimentações e sinalização. A obra está inserida no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável de São Brás de Alportel que a autarquia local está a executar, num investimento global de mais de um milhão de euros (com financiamento da União Europeia de 50 por cento), que inclui intervenções noutras artérias da zona urbana, bem como a construção do novo Terminal Rodoviário Circular, a iniciar no segundo semestre de 2019.

Dotar os espaços públicos de melhores condições de mobilidade para os peões faz parte de uma estratégica municipal de qualidade de vida e desenvolvimento económico fomentando o Comércio e Serviços. “Pretende-se com este circuito acessível efetuar a interligação de edifícios e espaços públicos do centro urbano, diminuindo, dessa forma, as dificuldades sentidas pelas pessoas com mobilidade condicionada, numa aposta na modernização do espaço público e na atratividade do concelho”, explica o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, adiantando ainda que “gostaríamos muito de, a curto prazo, poder ter o núcleo urbano 100 por cento acessível para todos”. “Queremos que todo os nossos munícipes se sintam bem a viver em São Brás de Alportel e que sejamos um destino de turismo acessível, uma terra para ser vivida, verdadeiramente, por todos”, reforça o autarca.