A Sociedade Polis Litoral Ria Formosa lançou, no dia 28 de dezembro, em Diário da República, um novo concurso público para edificação da ponte de acesso à Praia de Faro, com o valor base de 3,5 milhões de euros. O desenlace tornou-se possível após a assinatura, no dia 27, do protocolo entre o Município de Faro e a Polis, de acordo com o qual a autarquia desembolsa mais 1,12 milhões de euros para tornar mais atrativo um concurso que caíra em outubro por falta de concorrentes.

Este novo investimento da edilidade farense surge da inexistência de financiamento por parte da Polis ou do Governo para viabilizar uma obra que é da inteira responsabilidade da Sociedade Polis. Trata-se, por isso, de mais um esforço adicional da Câmara Municipal de Faro depois de, em 2009, já ter comparticipado o investimento com a colocação de cerca de 900 mil euros no capital social da sociedade e de, em agosto de 2016, ter injetado mais 561 mil euros, perante a inexistência de verbas na Polis para assegurar o concurso e a intransigência da tutela.

Para o executivo liderado por Rogério Bacalhau esta foi, pois, a solução possível tendo em conta a necessidade de se aumentarem os níveis de serviço, segurança e conforto dos utentes no acesso à praia de Faro. A nova ponte será ainda muito mais eficiente do que a atual dos pontos de vista hidráulico, ambiental, arquitetónico e de navegabilidade.