Portugal está no centro das atenções mundiais, pois acaba de
ser reeleito melhor destino turístico do mundo pelo segundo ano consecutivo e
de receber um número recorde de prémios nos World Travel Awards. Os
prestigiados Óscares do Turismo reconheceram a excelência da indústria
hoteleira e turística de Portugal e a Região de Turismo do Algarve (RTA)
acredita que o futuro do turismo está na investigação e na formação académica,
indispensáveis para alavancar o desenvolvimento do setor mais profícuo em
Portugal. A Universidade do Algarve (UAlg) tem tido um papel de destaque nesta
área e alcançou uma posição de relevo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of
Academic Subjects, um dos mais prestigiados no mundo.
De facto, em 2018, este ranking destaca o desempenho da UAlg
na produtividade científica e na qualidade de investigação em Hospitality &
Tourism Management. “Sem ciência não há progresso económico e social, e o setor
turístico necessita de investigação de excelência que nos permita antecipar o
futuro e corresponder eficazmente às dinâmicas turísticas, dotando-nos da
capacidade de influenciá-las a nosso favor”, considera o presidente da Região
de Turismo, João Fernandes, acrescentando que “a excelência do Turismo em
Portugal resulta também da qualidade da investigação da UAlg e este é mais um extraordinário
contributo da região para o bom momento turístico do país”.
O responsável pela Entidade Regional de Turismo sempre destacou
a importância da inovação e da capacitação profissional para o turismo no
Algarve e definiu como prioridade a captação de talento e a aposta na qualificação
profissional e na investigação. A UAlg e o Centro de Investigação CIEO /
CinTurs têm vindo a assumir-se como um dos principais players nacionais e internacionais em investigação na área do Turismo,
com a Academia algarvia a oferecer licenciaturas em Turismo e em Gestão
Hoteleira, uma pós-graduação, quatro mestrados e um doutoramento na área.
O ranking de Shangai avalia 52 áreas científicas, nas quais
são listadas até 500 instituições de ensino superior, de entre mais de mil e 400
instituições provenientes de 80 países. Baseia-se em indicadores de
produtividade científica e qualidade de investigação, designadamente, no número
de artigos publicados, qualidade das publicações, número de citações, artigos
publicados com colaboração internacional e prémios de investigação. Este ano, a
UAlg surge neste ranking em cinco áreas, com destaque para o Tourism Management,
posicionado entre os lugares 100-150.