No dia 19 de janeiro, a Câmara Municipal de Lagoa inicia as comemorações dos 246 anos da criação do Concelho de Lagoa com a apresentação, no Auditório Carlos do Carmo, do ano temático – «Lagoa Cidade Inclusiva», ficando o encerramento da cerimónia a cargo da cantora cabo-verdiana Lura.

«Lagoa Cidade Inclusiva» é a continuidade natural da forma como Lagoa tem assumido as causas da educação, de uma gestão inteligente e sustentada dos recursos próprios, promovendo a inclusão de todo(a)s na vida pública fomentando a aprendizagem de uma educação permanente, bem como a inovação, a participação, a colaboração e o pensamento crítico de todo(a)s o(a)s cidadã(o)s. É também a continuidade de um ciclo de escolhas temáticas que evidenciaram o mandato 2013-2017, criando-se agora as condições para a interligação à causa permanente da Educação, aglutinadora de toda a comunidade, caminhando para um futuro de Lagoa como «Cidade Inteligente» e «Cidade Sustentável».

O encerramento da cerimónia estará a cargo de Lura, que traz a Lagoa um concerto diferente, estreando um novo visual artístico e musical. A cantora, dona de uma voz invulgar e que já fez duetos com grandes nomes da música, regressa com uma nova aposta de cantar o «amor» sentido de maneira diferente por ter sido mãe, mantendo-se, no entanto, fiel a música tradicional cabo-verdiana.