A exposição de escultura «O Quase Nada», de Christine Henry, é a terceira mostra do ciclo de arte contemporânea «A Arte Faz Bem?», uma proposta da Artadentro em colaboração com o Município de Faro e o Museu Municipal de Faro.

Christine Henry faz uso de várias disciplinas plásticas na sua obra, embora sejam a fotografia e a escultura os meios a que mais recorre. As suas peças têm como ponto de partida objetos pré-existentes, cujas características formais e/ou função vão de encontro às suas próprias reflexões sobre questões como identidade, lugar, tempo, vazio e/ou ausência. Neste projeto, «o quase nada» pode também ser «o quase tudo», como que colocando um problema de escala à questão ontológica da natureza humana: à pulsão de transcender a sua condição (elevação), o humano sofre a força da gravidade (queda), que o remete inexoravelmente de volta à sua também natural condição de bicho.

O ciclo de arte contemporânea «A Arte Faz Bem?» inclui quatro exposições e teve início em outubro de 2018, decorrendo até maio do corrente ano com curadoria da Artadentro, sendo realizado em colaboração com o Museu Municipal de Faro e apoiado pelo Município de Faro. Trata-se de uma iniciativa que procura contribuir para a dinamização da atividade artística no Algarve, bem como para a criação e formação de públicos.

Christine Henry (Porto, 1958), de origem francesa, instalou-se em Loulé em 1981, onde atualmente reside e trabalha. Tendo crescido num ambiente familiar onde a arte sempre fez parte do quotidiano, fez uma pós-graduação em Artes e Programação Cultural em 2006, no Instituto Superior D. Afonso III em Loulé. Em 2009 participou no Mobilehome - Curso experimental de Arte Contemporânea, coordenado pelo curador Nuno Faria e desde 2000 que expõe o seu trabalho em Portugal, Espanha e França, em exposições individuais e coletivas.