A Orquestra Clássica do Sul vai avançar com um projeto único no sul do país, um coro de orquestra, que permitirá alargar o leque de produções que pode apresentar já na presente temporada, para além das novas experiências que esta oportunidade vai proporcionar aos participantes. O Coordenador e Preparador Vocal deste projeto será Rui Baeta, reconhecido barítono português, que se alia à Orquestra Clássica do Sul para esta desafiante iniciativa.

Ciente de que o Coro da OCS terá um “percurso de desenvolvimento muito inspirador”, Rui Baeta prepara-se para coordenar um coro misto para acompanhar a orquestra em alguns concertos da sua temporada artística, mediante a interpretação de reportórios próprios para coro e orquestra. O primeiro ensaio oficial terá lugar no dia 4 de fevereiro e as primeiras atuações já estão agendadas. Assim, os concertos de estreia acontecem a 7 de junho, no Grande Auditório de Gambelas da Universidade do Algarve em Faro, e no dia 8 de junho, na Igreja do Carmo, em Tavira. Ambos terão direção orquestral pelo Maestro Rui Pinheiro e será interpretado «Gloria em Ré maior, RV 589», de Antonio Vivaldi, uma obra-prima para coro e orquestra.

Paralelamente a esta iniciativa, Rui Baeta disponibiliza ainda um número limitado de vagas para aulas individuais de Canto Lírico, para quem desejar aperfeiçoar a sua técnica vocal. A participação nestas aulas implica o pagamento de um valor acordado com o formador. O Coro da OCS, enquanto formação não profissional, aceita inscrições de pessoas com ou sem experiência em canto coral e com idade mínima de 18 anos. As inscrições são gratuitas, decorrem até 31 de janeiro e devem ser formalizadas através do envio de uma candidatura para o email coro@ocs.pt com a indicação dos seguintes dados: nome, idade, nacionalidade, localidade de residência, profissão (em caso de reforma ou desemprego, indicar a última função exercida) e um breve resumo das atividades musicais desenvolvidas/experiência na área.