Vila do Bispo assinalou, a 22 de janeiro, o seu Feriado Municipal, com a Sessão Solene a contar, para além das entidades locais, com a presença do Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, da Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, e do Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas. E foi perante uma sala cheia que Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, prestou uma homenagem pública às forças vivas do concelho, “àqueles que trabalham, diariamente, na construção de uma sociedade que pretendemos cada vez mais justa e próspera”. “Clube, associações, IPSS’s, corpo de bombeiros, forças e serviços de segurança, profissionais de saúde, autarcas, empresas e cidadãos, a todos agradeço sem exceção o imprescindível contributo na segurança, ensino, saúde, ação social, emprego, desporto e cultura. Numa sociedade cada vez mais exigente com os outros, que reclama direitos e ignora deveres, nem sempre é fácil ver reconhecido o esforço e mérito destes profissionais”, admitiu o edil, sem esquecer também o contributo dos recursos humanos da autarquia.


Adelino Soares lembrou que Vila do Bispo é uma referência nacional pelas boas-práticas municipais, tendo sido considerado o Melhor Município para Viver e o Melhor Município nos Serviços Online, obtido o primeiro lugar no Índice de Transparência Municipal, recebido o Prémio de Sustentabilidade e eleito como Melhor Município do Ano. “Para além da conquista destes prémios de âmbito nacional, aderimos à Rede das Cidades Resilientes, subscrevemos a Declaração Basca, o Pacto de Autarcas e recebemos recentemente a Certificação ECO XXI. E apresentaremos, no decorrer de 2019, uma candidatura internacional à Certificação de Cidades. Tudo isto é o resultado de uma excelente equipa de recursos humanos que acreditam nas suas capacidades e na importância do serviço público. É o culminar de muito trabalho, dedicação e profissionalismo na implementação de uma gestão municipal rigorosa e transparente”, destacou o edil vila-bispense.

Na sua intervenção, Adelino Soares lembrou ainda a “extraordinária redução da dívida da autarquia” e os vários equipamentos que serão inaugurados em breve, casos do Centro Educativo de Budens, do Lar e Creche de Budens, do Monumento aos Ex-Combatentes, do Pavilhão Multiusos e da Sede do Clube Recreativo Infante Sagres, bem como de empreitadas que estão no terreno, como o Museu de Vila do Bispo ou a estrada do Barroto. “Tudo isto está pago, concluído ou em vias de conclusão. Outros projetos estão em curso como a Ecovia e Ciclovia do Litoral, o novo Mercado de Sagres, a requalificação das Praças da República de Sagres e Vila do Bispo, o novo cemitério de Sagres ou a ampliação dos atuais cemitérios de Budens e Vila do Bispo”, apontou o presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo.       


Nesta data, porém, a maior ênfase de Adelino Soares foi para a estratégia municipal de construção de primeira habitação, “o único assunto onde existe consenso de todas as forças políticas do concelho”, e cujo principal objetivo passa pela fixação de jovens casais, de modo a inverter o decréscimo populacional que ocorre há várias décadas neste território. “A Câmara Municipal deve desempenhar um papel determinante na fixação de população, proporcionando adequadas condições de vida aos seus munícipes, já que a oferta atual de habitação é reduzida e a que está disponível é de elevados custos. Nesta estratégia incluem-se igualmente os investimentos que estamos a realizar nas áreas de reabilitação urbana e só assim será possível proporcionar igualdade e equidade entre todos os residentes neste concelho”, entende o edil.


Nesse sentido, foram investidos cerca de 660 mil euros na aquisição de um terreno para habitação em 2018 e mais terrenos deverão ser comprados, ao longo de 2019, nas várias freguesias do concelho. Depois, haverá que realizar os projetos de arquitetura, especialidade e execução, e respetivas revisões, dos loteamentos de moradias. “Após o visto do Tribunal de Contas, prevemos o início das construções no final de 2020. Apesar do investimento efetuado, uma política de habitação não se concretiza num prazo reduzido, é necessário tempo para que as casas estejam prontas para os munícipes com maiores dificuldades financeiras e para todos aqueles que necessitem de uma primeira habitação”, frisou Adelino Soares, uma estratégia que deverá prosseguir em futuros mandatos e sem aumentos de impostos. “Quando se processar à venda da maioria das habitações haverá retorno do investimento realizado neste mandato, pelo que garantiremos, para o próximo executivo camarário, mais de um milhão de euros para se reinvestir na aquisição de terrenos. Numa estratégia política é importante conhecer o território, saber o que queremos e o que fazer para atingir os objetivos a que nos propomos. Na próxima década reduziremos as necessidades habitacionais e inverteremos o decréscimo populacional no nosso concelho, por via de um planeamento rigoroso e de elevado sentido de responsabilidade”, assegurou Adelino Soares. “Nunca abdicaremos no nosso principal compromisso com a comunidade de Vila do Bispo, sendo nossa prioridade o apoio aos jovens, aos idosos e a todas as famílias com dificuldades financeiras”, concluiu.  

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina/Algarve Informativo®