Está orçada em cerca de 2,8 milhões de euros a profunda remodelação que irá beneficiar a Escola Básica Professor José Buísel, num investimento suportado em partes iguais pelo Estado e pela Câmara Municipal de Portimão. As obras, cujo concurso público será lançado ainda este ano, deverão estar concluídas no final de 2020, conforme revelou a presidente da autarquia portimonense, Isilda Gomes, durante a cerimónia que assinalou os 30 anos de construção daquele estabelecimento de ensino.

Na presença do Delegado Regional de Educação do Algarve, Alexandre Lima, a edil realçou o papel que a EB Professor José Buísel vem desempenhando na preparação de milhares de jovens, “abrindo-lhes portas para o futuro”. Também dirigiu palavras de reconhecimento aos professores pelo seu trabalho em prol da comunidade, pedindo-lhes “compreensão para o período complicado que se avizinha, devido às obras e aos respetivos constrangimentos, necessários para termos uma infraestrutura de qualidade, onde todos se sintam bem”.


Como Isilda Gomes sublinhou, “após uma luta bastante grande, e devido à urgência desta intervenção, optámos por arcar com metade da despesa, ou seja, um milhão e quatrocentos mil euros, apesar de o Estado ter inicialmente assumido cofinanciar 70 por cento dos encargos”. O processo foi depois alterado, restando esta solução ao Município de Portimão para avançar com uma requalificação em que não estão previstas alterações de monta a nível da arquitetura. Assim, os trabalhos de remodelação e reabilitação incluem novas redes elétrica, de gás, águas e telecomunicações, a mudança de pavimentos e telas de cobertura, pinturas exteriores e a substituição das instalações sanitárias, entre outras medidas, proporcionando melhores condições de climatização, iluminação e acústica. Uma das principais beneficiações previstas, a nível da climatização, relaciona-se com a colocação de ventiloconvectores de parede em todas as salas, sendo de igual modo refeito o sistema de prevenção de incêndios, criadas melhores acessibilidades, reparada a vedação exterior e intervencionados o pavilhão desportivo e o campo de jogos.

Na ocasião foi hasteada à entrada da EB Professor José Buísel a bandeira «Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019», que ao longo do ano ondulará neste e noutros estabelecimentos de ensino do concelho.