O espírito inovador, a curiosidade sobre o mundo e a capacidade de agir são características fomentadas na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e que serão demonstradas no 1.º Starters Day – Let Nature Defy You, já no dia 17 de janeiro, em Faro. O evento é original em todas as vertentes, desde o nascimento da ideia do próprio «Starters Day», saído da cabeça dos alunos finalistas do curso de Gestão de Turismo, até ao concurso de ideias de negócio que serão apresentados e avaliados, passando pela competição em confeções inovadoras de aperitivos e soft drinks. A filosofia do evento é precisamente potenciar o empreendedorismo em ambiente escolar, aliando-o ao desenvolvimento pessoal dos alunos.

De acordo com o professor responsável pela iniciativa, “o modelo do evento procura caracterizar competências essenciais, como observar o meio envolvente, encontrar oportunidades e planear o desenvolvimento de uma ideia”. “Também se exploram as qualidades técnicas de execução dos nossos alunos, utilizando exigentes coeficientes técnicos de produção da indústria da restauração”, afirma Custódio Ximenes. O mote escolhido para esta primeira edição é o Turismo Natureza, tendo em conta a crescente consciência na utilização dos recursos naturais que o Algarve oferece e a perspetiva da sua gestão a longo prazo.

Nos diferentes debates que irão realizar-se sobre o tema estarão presentes entidades como a Associação Vicentina, Associação In Loco, Odiana e Terras do Baixo Guadiana.  O «Starters Day» conta também com a presença de ex-alunos da escola que vão partilhar as suas experiências numa perspetiva mais emocional das suas carreiras profissionais, realçando as qualidades pessoais que são determinantes para o sucesso. “Esta iniciativa pretende dinamizar e estimular o espírito empreendedor dos nossos jovens e prepará-los para o futuro profissional que os espera já a partir de janeiro e que será certamente muito desafiante e exigirá o lado empreendedor e as melhores competências pessoais de cada um deles”, considera Paula Vicente, Diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.