O ISE - Instituto Superior de Engenharia e o CinTurs - Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar da Universidade do Algarve, em parceria com a Região de Turismo do Algarve e a Câmara Municipal de Loulé, promovem no dia 31 de janeiro, no Convento do Espírito Santo, em Loulé, a partir das 14h, o Seminário «Turismo Cultural», no âmbito do Ciclo de Conferência em Turismo Acessível e do Curso Turismo Acessível: Aspetos Urbanísticos e Arquitetónicos. 

O evento arranca com as intervenções de Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Fátima Catarina, Vice-Presidente da Região de Turismo do Algarve, António Mortal, Diretor do Instituto Superior de Engenharia, Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve, e Patrícia Pinto, Presidente do Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações. O primeiro painel irá abordar a questão dos espaços museológicos acessíveis e terá como moderadora Ana Carolina Galtarrossa, do Museu Municipal de Loulé. Sandra Brás dos Santos, da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, vai falar sobre o projeto «Museu para Todos». Maria Vlachou, Diretora Executiva da Acesso Cultura, lança o tema «Do ‘especial’ ao natural – Tornar a diferença mainstream». Já Dália Paulo e Ana Rosa Sousa, da Câmara Municipal de Loulé, irão falar sobre uma das mais relevantes iniciativas na área cultural levadas a cabo pelo Município - a exposição patente ao público no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, sobre os mais de sete mil anos de História do Concelho. «LOULÉ: Territórios, Memórias e Identidades – sair da caixa para chegar a todos» é o mote desta apresentação.

No segundo painel, moderado por Dália Paulo, os intervenientes irão falar sobre rotas culturais acessíveis. A docente da Universidade do Algarve, Alexandra Gonçalves, traz o tema «Cultura e acessibilidade para todos no Algarve: Mito ou realidade?». Também professor da UAlg, João Rodrigues irá falar sobre os aplicativos com preocupações de acessibilidade. A sessão encerra com a intervenção de duas estudantes PhD Turismo, da Faculdade de Economia da UAlg: Ana Rodrigues, com o tema «Rotas culturais acessíveis no Algarve»; e Belmira Antunes, com o tema «Preservação da calçada portuguesa». No final haverá um debate. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias através do email cieoinfo@ualg.pt.