Luís Moniz Pereira é o próximo convidado do Ciclo de Conferências «Horizontes do Futuro», no dia 21 de fevereiro, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé. O investigador traz um tema bem atual – a Inteligência Artificial – numa apresentação denominada «Moral para Máquinas & a Maquinaria da Moral».

“Estamos numa encruzilhada entre a Inteligência Artificial, a Ética para Máquinas, e seus impactos sociais. Publiquei em 2016 «Programming Machine Ethics», um livro de incursões nessa terra incógnita. Nele emprego «Logic Programming» e «Evolutionary Game Theory» e endereço dois reinos morais: o cognitivo e o populacional”, aponta o investigador, que n esta palestra vai abordar a problemática da Ética para Máquinas e algumas questões salientes para a sociedade, nomeadamente quanto à filosofia moral; jurisprudência e regulamentação; desenho de agentes morais autónomos; ensino e aprendizagem da moral; software eticamente seguro; e aplicações.

Luís Moniz Pereira é o investigador português com mais publicações científicas e projetos de Inteligência Artificial, ao longo de 40 anos. É Engenheiro Eletrotécnico pelo Instituto Superior Técnico, doutorou-se em Cibernética, em 1974, pela Universidade Brunel, foi Research Fellow na Universidade de Edimburgo, e obteve, em 1980, a Agregação em Inteligência Artificial pela Universidade Nova de Lisboa. É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Dresden.

Considerado um dos criadores da Programação em Lógica, fundou e presidiu a Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial. Foi Prémio Ciência da Fundação Gulbenkian, em 1984, Prémio Boa Esperança, em 1994, e Prémio Estímulo à Ciência, em 2005. Fellow eleito do Comité Coordenador Europeu para a Inteligência Artificial. Presentemente, é professor catedrático de Informática, aposentado desde os 60 anos, investigador em Inteligência Artificial do «NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics» da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e membro do conselho científico do IMDEA-Software, Madrid.

Publicou centenas de artigos e desenvolveu ferramentas de software, tendo lecionado Inteligência Artificial e Ciências Cognitivas. Doutorou 19 investigadores. Foi também consultor internacional em projetos de investigação da Apple, DEC, Westinghouse, World Health Organization. As suas áreas de investigação atuais centram-se no Raciocínio Computacional, Teoria Evolucionária dos Jogos, Moral das Máquinas e Ciências Cognitivas.