Tem lugar, no dia 18 de janeiro, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, a apresentação da mais recente obra de Manuel Palma, «Breves Retalhos de Humor». O autor castro-marinense conta já com um vasto leque de livros editados, maioritariamente de poesia, em nome próprio ou através de colaborações, como o caso do Grupo dos Poetas do Guadiana de que faz parte.

«Breve Retalhos de Humor» recolhe uma série de poemas de caráter jocoso, relatos de uma realidade observada pelo próprio. Diz António Cabrita, autor do prefácio do livro, sobre o autor: “Quem não o conhece, nem conhece a sua obra, tenderá a classificá-lo, na categoria de poeta popular, de rima fácil. Não se trata de qualquer desprimor, para este tipo de pessoas, mas o autor vai muito mais para além dos versos populares, chegando a ser erudito, nas formas que utiliza na sua poesia, manifestando inclusive laivos de investigação histórica, quando necessário e de conhecimento muito atual do mundo que o rodeia”.

A obra demonstra o entusiasmo do autor na forma como vê o mundo de hoje, um poeta com fortes e assumidas raízes rurais, protagonista e defensor da poesia popular como umas das mais antigas formas de transmissão artística entre o povo. Recorde-se Teófilo Braga na História da Poesia Popular Portuguesa: “Eis o que é a poesia do povo: a natureza no momento mais expansivo da sua verdade, a inspiração no voo mais livre e inconsciente. É ele que nos faz estender a mão para sentir as pulsações latentes do coração da humanidade”. Manuel Palma utiliza todos estes recursos ditos «populares» de forma progressiva, pois a sua escrita é clara e objetiva, não o impedindo de transmitir os seus conselhos, as suas impressões e sobretudo as suas vivências, aqui partilhadas na forma de 31 poemas. O livro estará disponível na Biblioteca Municipal de Castro Marim.