O Auditório do Museu de Portimão será palco, no dia 23 de janeiro, pelas 16h, da cerimónia de doação de uma réplica da fragata francesa «L`Hermione» por parte da Associação «Union des Français de l’Étranger» (UFE) ao Museu de Portimão. Segue-se depois a apresentação da peça de teatro «La Candidate», em três atos e um epílogo de Jean Franco e Guillaume Malanie, adaptado por Marie Marthe Bouillon.

O espólio do Museu de Portimão é assim reforçado com a doação da réplica deste verdadeiro símbolo da luta pela democracia e pelo espírito da lusofonia e francofonia. Passados oito meses e depois dos momentos memoráveis que a visita da Fragata «L`Hermione» proporcionou aos residentes e turistas, a UFE oferece agora uma réplica com cerca de 95 centímetros que estará exposta no foyer do Auditório e será posteriormente integrada no espólio deste equipamento cultural.

A Fragata «L’Hermione» foi o navio que o Marquês de Lafayette usou para chegar à América do Norte, em 1780, e visitou Portimão de 8 a 10 de maio do ano transato. Durante três dias, o porto de Portimão recriou o «Village L’Hermione LaFayette» para receber várias dezenas de curiosos e interessados em conhecer a aventura vivida em 1780 pelo Marquês de La Fayette, em direção à América do Norte, incluindo escolas e diversas entidades públicas e governamentais.