Muitas vezes somos brindados com chavões como «o espetáculo do ano» ou «um espetáculo nunca antes visto» e também muitas vezes vemos essas expetativas defraudadas. Mas não foi isso que aconteceu na noite de 18 de janeiro, no Portimão Arena, no «pontapé-de-saída» do «Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019». De facto, o espetáculo de projeção multimédia «Mais Desporto para Todos» vai constituir, certamente, um marco no que ao videomapping diz respeito, um género de antes de Portimão 18/1 e depois de Portimão 18/1. Primeiro devido à dimensão do «palco» para o espetáculo, com o teto do Portimão Arena a transformar-se por completo para acolher uma projeção a 360º. Depois, pela riqueza e imponência dos conteúdos, verdadeiramente algo digno de se ver, fotografar, filmar, e que tão cedo não cairá no esquecimento das cerca de quatro mil pessoas que encheram aquele equipamento desportivo situado no Parque de Exposições de Portimão.

Isilda Gomes com Rosa Mota e Jorge Pina

O espetáculo apresentado por Cláudia Semedo e Pedro Miguel Ribeiro levou a assistência numa viagem imersiva ao mundo do Desporto, de Portimão e da nossa Portugalidade e contou com convidados muito especiais, a começar por Rosa Mota, Campeã Olímpica, Europeia e Mundial de Atletismo, e Jorge Pina, Campeão Nacional e Paralímpico de Boxe; mas também com a música de Daniel Pereira Cristo, distinguido com o Prémio Carlos Paredes 2018, e dos Amor Electro, que interpretaram o hino «Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019» e proporcionaram um excelente concerto depois das cerimónias oficiais. Não admirou, por isso, a felicidade evidente no rosto de Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, quando recebeu a taça da parte da ACES Europa e ACES Portugal que atesta a escolha de Portimão como «Cidade Europeia do Desporto 2019». “Quando assumimos este desafio foi com o primeiro grande propósito de construir um projeto das pessoas, para as pessoas e com as pessoas de Portimão. Com mais de mil eventos já agendados em mais de 40 modalidades desportivas, estamos prontos para fazer jus ao nosso lema «Mais Desporto para Todos», porque queremos que os portimonenses encarem a atividade desportiva regular como uma mais-valia para a sua saúde e bem-estar. Porque queremos que os jovens cresçam com o desporto e que ele os acompanhe ao longo das suas vidas. Porque queremos derrubar as barreiras que possam existir para que os menos novos retomem a prática desportiva regular”, afirmou a edil portimonense, um apelo que já tinha sido feito pela campeã olímpica Rosa Mota.

...


Isilda Gomes lembrou que Portimão é uma terra de campeões nas mais variadas modalidades, um sucesso que atribui ao empenho e dedicação das associações, coletividades e clubes do concelho que conseguiram, “mesmo nos tempos mais difíceis e sem qualquer apoio da autarquia, nunca deixar de proporcionar, a milhares de portimonenses, o acesso à prática desportiva”. “O meu primeiro agradecimento vai para todos eles, pelo enorme esforço, determinação e resiliência que ao longo da sua história têm demonstrado no propósito de unir os portimonenses à sua terra através do desporto. Um especial agradecimento também à incansável equipa dos funcionários da Câmara Municipal de Portimão e a todos os voluntários que se juntaram a nós, que desde a primeira hora vestiram a camisola, não só para tornarem este projeto numa realidade, mas para que ele seja um enorme sucesso, ao serviço dos portimonenses e de Portimão”, enalteceu, sem esquecer também todos os que apadrinharam a candidatura de Portimão a Cidade Europeia do Desporto 2019 e a todos os embaixadores que deram a sua cara por ela. “Uma saudação especial à nossa querida Rosa Mota e ao nosso querido Jorge Pina, símbolos nacionais da excelência dos nossos desportistas e atletas”.

...


A autarca não se cansou de enfatizar que Portimão é uma terra de desporto e de desportistas, mas também pediu a todos que apoiem os clubes, associações e coletividades do concelho. “Temos que os sentir como nossos e trabalhar com eles. Esta é uma oportunidade para todos nos ajudarem a construir uma cidade mais amiga do desporto, com um novo pulsar, mais saudável, com mais energia, uma energia que caracteriza os portimonenses e o seu amor a esta terra”, salientou Isilda Gomes. E por entre as largas dezenas de individualidades presentes, desde dirigentes associativos a desportistas e entidades oficiais, encontrava-se, como era natural, o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude. “Não encontrava melhor maneira para começar o novo ano que não fosse a comemorar a atividade física e a prática desportiva, e o bem-estar físico e psicológico que dai advém e que contribui para uma sociedade muito melhor. Esta vitória deve-se aos clubes e associações, aos dirigentes, treinadores, técnicos e atletas, a todos os que em Portimão são amigos do desporto. O governo tem como desígnio ter mais e melhor desporto em Portugal, portanto, não podíamos estar mais aliados com o Município de Portimão, porque o desporto é essencial para os mais velhos e para os mais novos”, defendeu João Paulo Rebelo.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina/Algarve Informativo®