O Projeto MEDITA - «Dieta Mediterrânica Promove Saúde» promove um seminário destinado a todos os interessados na alimentação em meio escolar, no dia 18 de janeiro, a partir das 9h30, na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão. Desenvolvido por quatro entidades parceiras, nomeadamente a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), a Administração Regional de Saúde do Algarve, IP (ARSA), a Universidade do Algarve (UAlg) e o Servicio Andaluz de Salud da Junta de Andalucía, o projeto MEDITA é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa operacional INTERREG ESPANÂ PORTUGAL (POCTEP).

Cada parceiro planeou atividades que visam a promoção da saúde de jovens que frequentam as escolas secundárias do Algarve e Andaluzia e que incluem medidas específicas dirigidas a esta população-alvo, tendo por base o conceito de Dieta Mediterrânica, de forma a melhorar os hábitos alimentares e promover o combate à obesidade, de acordo com uma das quatro metas do Plano Nacional de Saúde. Integrado nas atividades do projeto, o seminário «Alimentação em Meio Escolar» contará com a presença, entre outros profissionais, de Rui Matias Lima, da Direção Geral de Educação, e de Pedro Graça, responsável pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direção Geral de Saúde.

O evento será uma oportunidade para discutir estratégias de promoção de uma alimentação correta em meio escolar, incluindo as recomendações mais recentes para a adequação de ementas escolares, e para uma troca de experiências transfronteiriças relacionadas com esta temática. A participação no seminário é gratuita, mas os participantes devem inscrever-se nesta ligação.