O Dog Puller começa a dar as primeiras cartas em Portugal e tem cada vez mais adeptos e o Algarve estreou-se na organização de uma prova da modalidade no dia 13 de janeiro, na escola de treino canino Iron Dog Algarve, localizada em Quarteira. Qualquer cão de qualquer raça, tamanho ou idade podia participar, num desporto que é rápido, simples e divertido e que atraiu um grande número de participantes.

De acordo com Gyöngyi Pánczél, fundadora da Dog Puller Portugal, este desporto desenrola-se em torno de um único objeto, o Puller, um género de anel roxo. “É uma ferramenta de treino interativa que proporciona um treino eficaz e completo, com recurso à força, coordenação e resistência, e que fortalece a relação entre cão e humano”, explica, defendendo que o Dog Puller “ajuda a facilitar a motivação e autocontrolo dos cães”. E, em Quarteira, os cães competiram em duas categorias de 90 segundos: o Puller Running e o Puller Jumping.

Para quem desejava preparar-se melhor para a competição e saber mais sobre este desporto canino foi organizado, no dia anterior, um workshop sobre a modalidade nas instalações da Quinta dos Patudos, em Messines, “uma mistura entre componentes teóricas e práticas, onde os instrutores tiveram tempo para trabalhar com todos os participantes e os seus cães de forma individual, bem como aprender mais sobre o Puller enquanto ferramenta de treino multifuncional”, referiu Gyöngyi Pánczél.

Sobre a estreia do Algarve e a escolha da Iron Dog Algarve para acolher a primeira prova do campeonato nacional de Dog Puller de 2019, a fundadora da modalidade em Portugal indicou que o Dog Puller Portugal seleciona cuidadosamente as instalações onde organiza as competições, tendo como base os tamanhos e as condições gerais dos campos”. “A escola Iron Dog Algarve, em Quarteira, tem um excelente campo relvado e reúne todas as condições fundamentais para receber este género de evento”, acrescentou.

O Dog Puller foi criado em 2012 e rapidamente se espalhou por todo o mundo, chegando a Portugal em 2017. No primeiro campeonato nacional (2017-2018) contou com 35 cães a competir em diferentes categorias e nesta temporada existem já mais participantes, pelo que a competição será ainda mais emocionante.