O XIX Festival de Música Al-Mutamid regressa a Silves, no dia 8 de fevereiro, com a atuação de Sephardica no Teatro Mascarenhas Gregório, pelas 21h30. O espetáculo é promovido pela Câmara Municipal de Silves em parceria com a Ibérica Eventos.

Apresentando-se como um grupo de referência no panorama da música medieval em Espanha, o projeto Sephardica pretende oferecer ao público a recuperação de temas das três culturas monoteístas de Al-Andalus, numa viagem no tempo, através de instrumentos históricos de enorme beleza visual e sonora. Os ingressos têm um custo associado de oito euros e o evento destina-se a maiores de seis anos.

Este festival itinerante surgiu há quase duas décadas e é um evento pioneiro e de caraterísticas únicas, quer em Portugal como na Península Ibérica, na divulgação das músicas e danças de raiz provenientes do Médio Oriente, Magrebe e Mediterrâneo Oriental. É ainda uma homenagem ao rei poeta al-Mutamid (filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid), nomeado governador de Silves com apenas 12 anos. Faleceu em 1095 e o seu túmulo tornou-se símbolo dos mais belos tempos de Al-Andalus.