De 15 a 21 de dezembro foram 13 as sessões, mais três do que as inicialmente previstas, que o VATe – Vamos ao Teatro da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve realizou de «Uma Torneira na Testa». A 19.ª produção do serviço educativo da prestigiada companhia liderada por Luís Vicente foi a cena no autocarro estacionado no Jardim Manuel Bívar e contou com a participação de quase quatro centenas de crianças de todo o concelho, sendo um divertido diálogo entre duas personagens que apelou à importância da educação ambiental e do uso consciente da água.

“Imaginem um mundo sem água, sem o som dos animais, sem o som dos rios, sem o cheiro das flores…um mundo seco, completamente seco”. Este é o sonho do Sr. Desperdício que, por via de um plano maquiavélico, pretende acabar com toda a água do planeta. O feitiço volta-se, contudo, contra o feiticeiro, pois o vilão da história, interpretado por Luís Manhita, de repente deixa de poder beber o seu tão apreciado sumo de laranja ou comer a muito desejada gelatina.

O Sr. Desperdício acaba por perceber que a água é para poupar porque sem ela não se pode viver e assim se conclui, de forma feliz, esta história. Água, chuva, seca, corpo humano, sede, rega, incêndios, oceano, poluição, alterações climáticas, em tudo existe um denominador comum, a água e a sua escassez. O conceito do espetáculo é de Gustavo Tuti Nunez, com Criação, Texto e Manipulação de marionetas a cargo de Luís Manhita e Raquel Ançã, sendo que as marionetas são idealizadas por Natacha Pereira. A Direção de Atores/Manipulação é de Jeannine Trévidic, com Desenho de Luz de Octávio Oliveira, Operação de Luz e Som de Adriana Pereira, Música de Luís Manhita, Arranjos Musicais de Nuno Balbino e Voz de Anapi, contando ainda com o apoio aos figurinos de Gianni Bach.

O projeto do VATe é coordenado por Jeannine Trévidic e a Direção de Produção é de Luís Vicente. E, depois da «residência» no Jardim Manuel Bívar, em Faro, o autocarro do serviço educativo da ACTA vai fazer-se à estrada a partir de janeiro, numa itinerância que o levará a visitar escolas do barlavento ao sotavento, para levar esta importante a ainda mais crianças.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina/Algarve Informativo®

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__185