O Município de São Brás de Alportel vai continuar a atribuir o «Vale + Natalidade» em 2019, uma medida integrada no Plano de Apoio à Família «Vale + Família» e que pretende, em simultâneo, ajudar as famílias e promover o comércio local.  Lançado pela autarquia são-brasense em 2016, consiste na atribuição de um apoio financeiro de 100 euros (mediante um conjunto de vales) às famílias de crianças nascidas ou adotadas e registadas em São Brás de Alportel.

A continuidade desta medida foi aprovada pelo executivo municipal no dia 8 de janeiro, em reunião de câmara. Os vales atribuídos podem ser utilizados no comércio local para a aquisição de bens e/ou serviços relevantes para o desenvolvimento das crianças, nomeadamente artigos de saúde e higiene, mobiliário, equipamentos, vestuário e calçado. O Plano de Apoio à Família «Vale +» inclui a atribuição do Vale + Educação, que visa o apoio na aquisição de material escolar no início do ano letivo; o Vale + Saúde, que numa primeira fase se dedica ao rastreio de acuidade visual para crianças; e o programa de formação «+ família», que abrange uma diversidade de temas e desafios que se colocam à família.

Os apoios resultam de um olhar atento da Autarquia de São Brás de Alportel sobre a realidade do concelho e dos munícipes e da vontade de contribuir para que todas as famílias possam ter uma melhor qualidade de vida. As normas relativas às condições de acesso ao Vale + Natalidade podem ser consultadas no site do Município em http://www.cm-sbras.pt/pt/menu/957/vale---natalidade.aspx.