Tem lugar este sábado, 16 de fevereiro, a primeira semifinal da 53.ª edição do Festival da Canção da RTP, rumo à escolha da canção que representará Portugal no Eurovision Song Contest 2019 e que será conhecida na Grande Final de 2 de março, no Portimão Arena. Os ingressos para a grande final foram esta sexta-feira, 15 de fevereiro, colocados à venda, pelo valor de cinco euros, e podem ser adquiridos no Portimão Arena (dias úteis, 9h-13h, 14h-17h), no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão (terça-feira a sábado, 13h30-18h), nas Lojas FNAC, Worten e El Corte Inglês, nos postos CTT – Correios de Portugal, em Pousadas da Juventude, na Agência ABEP – Lisboa e em https://portimao.bol.pt/, www.bol.pt e em www.facebook.com/bol. O espetáculo tem início marcado para as 21h, sendo a abertura de portas às 19h30 e o encerramento das portas da sala de espetáculos às 20h30, de forma a assegurar a transmissão televisiva. A idade mínima para assistir é de 6 anos.

Este sábado, a partir das 21h, pode-se acompanhar em direto na RTP1, na RTP Internacional e RTP África a primeira semifinal, com a apresentação de oito dos 16 candidatos a representar Portugal no Festival da Eurovisão 2019 - Ana Cláudia, João Campos, Soraia Tavares, Calema, Conan Osíris, Ela Limão, Filipe Keil e Matay - num espetáculo apresentado por Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo, dois rostos bem conhecidos do público português. A 23 de fevereiro, igualmente a partir das 21h, terá lugar a segunda semifinal, apresentada por Jorge Gabriel e Carlos Malato, com os candidatos Lara Laquiz, Dan Riverman, Mariana Bragada, João Couto, Madrepaz, Surma, Mila Dores e NBC.

De cada semifinal serão eleitos quatro candidatos para a Grande Final do 53.º Festival da Canção, que acontece a 2 de março, no Portimão Arena, e será conduzida pelos apresentadores Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. A canção eleita em Portimão representará Portugal no Eurovision Song Contest 2019 (Festival da Eurovisão da Canção), que terá lugar a 14, 16 e 18 de maio, em Telavive, Israel.

De referir que os vídeos de apresentação dos candidatos foram gravados em Portimão e em zonas circundantes, em experiências únicas e singulares que os turistas e visitantes podem, de igual forma, usufruir durante todo o ano na região. Conduzir um carro de alta cilindrada num circuito fechado, jogar uma partida de golf, navegar junto à costa ou subir o rio Arade, saltar de um avião a quatro mil e 600 metros de altitude, apreciar um pôr do sol em Alvor, visitar o Museu de Portimão, comprar local no Mercado Municipal, aprender a confecionar Doce Fino ou uma cataplana, ou participar numa corrida de karts foram algumas das experiências proporcionadas aos 16 artistas candidatos e que, em qualquer altura, podem ser usufruídas por quem visite o município, no âmbito da sua oferta turística.