13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, tendo sido selecionados durante a fase municipal que se realizou, no dia 18 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Loulé.

No que diz respeito ao 1.º Ciclo, Miguel Capitão-Mor (4.º ano, Escola EB1 Mãe Soberana - Loulé), Gonçalo Relvas (4.º ano, Escola EB1 da Fonte Santa – Quarteira) e Lucas Xavier (4.º ano, Escola EB1 de Quarteira) foram os selecionados. Maria Inês Lima (6.º ano, Escola EB2,3 Padre João Coelho Cabanita – Loulé), Isabel Pereira (5.º ano, Colégio Internacional de Vilamoura) e Ana Margarida Cerqueira (6.º ano, Escola EB2,3 Engº Duarte Pacheco – Loulé) irão representar o Concelho no 2.º Ciclo. Foram ainda apurados, no 3º Ciclo, Madalena Brito (9.º ano, Colégio Internacional de Vilamoura), Paulo Coelho (9.º ano, Escola EB2,3 Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva – Boliqueime) e Érica Viegas Lourenço (9.º ano, Escola EB2, 3 Prof. Sebastião Teixeira – Salir) e, no Secundário, Carolina Graça (10.º ano, Colégio Internacional de Vilamoura), Maria Inês Papa (11.º ano, Colégio Internacional de Vilamoura) e Lourenço Albuquerque (11.º ano, Escola Secundária de Loulé).

No ano em que se comemora o 100.º aniversário de Sophia de Mello Breyner Andresen, patrona da Biblioteca Municipal de Loulé, foram selecionadas obras desta escritora para serem trabalhadas pelos concorrentes: «Os três reis do Oriente», para o 1.º Ciclo, «A menina do mar», para o 2.º Ciclo, «Histórias da terra e do mar», para o 3.º Ciclo e «Quatro contos dispersos», para o Secundário. O júri foi constituído por Ana Farrajota (coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares), Casimiro de Brito (escritor) e Rita Moreira (coordenadora da Biblioteca Municipal de Loulé). Todos os alunos receberam certificados de participação. Os selecionados, além de um certificado de apuramento, foram premiados com vários livros, assim como um vale-oferta a ser levantado numa livraria.

A fase intermunicipal do 13.º Concurso Nacional de Leitura irá reunir representantes dos 16 concelhos algarvios e disputa-se em Albufeira, a 2 de abril, data em que se assinala o Dia Internacional do Livro Infantil.