Focada na criação de oportunidades para os novos talentos, a Orquestra Clássica do Sul lança a segunda edição do projeto Academia OCS, dirigida a alunos de música do Ensino Superior, que engloba dois estágios que culminam com um concerto de orquestra onde os jovens estudantes podem participar. Lado a lado com os músicos, nos ensaios e nos concertos, os participantes selecionados vão poder trabalhar com profissionais da área, maestros e solistas convidados numa aprendizagem diária e intensa, bem como conhecer o quotidiano de uma formação orquestral.

O projeto surge com o objetivo de partilhar com jovens aspirantes a instrumentistas de orquestra os princípios básicos da atividade de uma orquestra profissional. Este ano, os participantes terão a oportunidade de desenvolver os estágios da Academia OCS em dois concertos da programação do FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve: no Concerto de Abertura «Grandes Períodos da História da Música – o Romantismo», no dia 31 de março, no Cineteatro Louletano; e no Concerto de Encerramento «Música e Viagens», a 31 de maio, no Teatro das Figuras, em Faro.

Maxime Tortelier é o maestro convidado para o Concerto de Abertura e Jed Barahal, violoncelista norte-americano, ocupará o lugar do solista. Com direção do maestro Rui Pinheiro, o Concerto de Encerramento conta com a presença de dois solistas convidados - Daniel Stabrawa (violino) e Máté Sücsz (viola). Nestes concertos serão interpretadas obras de M. Glinka, E. Elgar, P. Tchaikovsky, A. Dvorák, C. Weber e W. A. Mozart. As candidaturas aos estágios da Academia OCS 2019 decorrem até dia 24 de fevereiro e serão admitidos academistas para os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, trompa, trombone, trombone baixo, tuba e percussão.