Já perdi a conta aos concertos de Aurea que assisti desde que a cantora embarcou numa carreira musical de grande sucesso e que tantas alegrias tem dado aos seus conterrâneos algarvios. Mas confesso que a noite de 1 de fevereiro, no Auditório Municipal Carlos do Carmo, em Lagoa, me encheu as medidas como nunca antes tinha acontecido. Não terão sido propriamente as músicas as responsáveis por esta sensação, pois são praticamente as mesmas que ouvi no Festival F (Faro), no Festival da Sardinha (Portimão), na Festa de Verão (Quarteira) ou na Feira da Serra (São Brás de Alportel), entre outras atuações recentes. Atribuo, por isso, a diferença ao facto do concerto ter acontecido num auditório, um dos muitos a que Aurea vai levar o seu mais recente disco «Confessions» em 2019.

Um concerto de música num auditório é, por tradição, mais intimista e permite que se escute, como deve ser, a música. Escutar mesmo com ouvidos de escutar. Não com o som no volume máximo que nem nos permite perceber as palavras ou as notas, como sucede frequentemente nas atuações ao ar livre. Por outro lado, os auditórios têm um problema bem conhecido de todos: as pessoas estão sentadas e pensam que é mesmo para se estar quietinho, em silêncio, ao longo de todo o espetáculo. E se isso tem lógica com a música clássica, por exemplo, já o mesmo não se passa no pop/rock.

Mas o público assim foi «educado»: ao vivo, num grande festival, é para gritar, saltar de braços no ar, dançar sem limites; num auditório ou teatro é para se apreciar a música do conforto da cadeira. Resta, então, que o artista tenha arte e engenho para contrariar essa regra. Há quem o consiga, outros nem tanto, porque o público resiste, não reage logo ao primeiro desafio, nem ao segundo, e às vezes os artistas não estão para se chatear. Aurea, a cantar quase como se estivesse em casa, aliás, tinha os pais na assistência, logo na primeira fila, não descansou enquanto não pôs a assistência a participar ativamente no concerto.


Um espetáculo que teve quase duas partes distintas. Na primeira, com um jogo de luz psicadélico, os azuis e rosas fluorescentes da moda, de vestido comprido escuro, matador, sensual. Seguiu-se um instrumental a cargo do guitarrista e baixista da banda, o tempo suficiente para se mudar o cenário, com candelabros antigos a darem outro colorido ao palco, mas para a própria Aurea mudar para um vestido branco pelos joelhos, mais juvenil, qual rapariga a saltitar de pés descalços.

E foi com uma simples mudança de roupa e de cenário que o concerto disparou. O público rendeu-se à simpatia da artista, ao seu sorriso natural, às palavras que constantemente trocava com o público, até às risadas que por vezes a impediram de prosseguir com a cantiga antes de recuperar o fôlego. Partiu-se para uma noite mágica, com Aurea a descer do palco para falar com os pais, a percorrer a plateia para meter o público a cantar, nem sequer os técnicos de som e luz escaparam. De regresso ao palco, foi a vez dos músicos exibirem os seus dotes vocais, uns bem afinados, outros com voz à Pato Donald, como fizeram questão de explicar, justificando-se com uma ou outra constipação.

O concerto chegou ao fim com as emoções ao rubro, uma noite estrondosa, daquelas que ficam na retina por muito tempo, mais tempo até do que as atuações nos grandes festivais de Verão. Digo eu, claro, que fiquei verdadeiramente encantado com a Aurea versão auditório. E por isso lá estarei, no dia 16 de março, no Teatro das Figuras, em Faro, para mais uma data do «Confessions Tour – Auditórios».

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina/Algarve Informativo®

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__189