Eduardo Madeira e Manuel Marques subiram ao palco de um Auditório Municipal de Albufeira completamente esgotado, no dia 9 de fevereiro, para uma noite de puro deleite humorístico, uma comédia com música à mistura que certamente deixou muita gente com dores de barriga de tanto rir… jornalista incluído. A promoção do espetáculo deixava antever gargalhadas a rodos, dizia que se ia falar sobre a sociedade, a política e o desporto, de assuntos que marcam a atualidade e que normalmente fazem parte do cardápio de qualquer show de stand-up comedy que se preze. Mas a dupla que estamos habituados a ver na televisão no programa «Donos Disto Tudo» superou todas as expetativas.

Comédia que é comédia é para se ver ao vivo, está mais que provado, especialmente quando estamos na presença de dois artistas da tarimba de Eduardo Madeira e Manuel Marques. Porque, embora haja, obviamente, um script, um alinhamento pré-definido – convém para se evitar a rebaldaria completa – a verdade é que, no calor do momento, perante a reação sempre incerta do público, a dupla rapidamente se deixou levar por um improviso genuíno que não se consegue replicar na televisão. E tudo resulta na perfeição porque Eduardo e Manuel se conhecem há largos anos, estão sobejamente habituados a pisar palcos em conjunto, a trabalhar lado a lado, portanto, não se perdem um do outro, para onde um vai, o outro de imediato segue, com naturalidade, e imensa piada, para deleite da assistência.

O espetáculo foi, conforme anunciado, bastante musical, pois Eduardo Madeira gosta imensa da sua guitarra e, mesmo não sendo um virtuoso do instrumento, não deixa de ser bastante competente no seu manuseio. Depois, as letras sarcásticas, hilariantes, sobre assuntos mais ou menos polémicos, desde o clima que anda maluco às desventuras de Cristiano Ronaldo, de um suposto casamento gay cigano às habituais trafulhices dos «donos disto tudo». A seu lado, as vozes, os tiques, as coreografias desvairadas de Manuel Marques, não ensaiadas, porque até o próprio Eduardo ficava pasmado com as performances do companheiro de palco. E, quando assim acontece, não há quem resista, é o pagode completo, em cima e fora do palco.


Fora do palco para onde foi também Eduardo Madeira, para pânico de muitos, porque nunca sabemos a quem vai «tocar a fava», quem vai ser alvo das perguntas do humorista, ou como nos vamos comportar quando nos metem o microfone à frente. Um microfone que, acredite-se, até entrou pela goela adentro de Eduardo Madeira em alguns temas, foi impressionante. E o homem ficou completamente fora de si ao perceber que tinham ficado três Ilda’s sentadas praticamente umas ao lado das outras, sem se conhecerem. Coincidências bizarras. Nisto tudo, Manuel Marques dificilmente se conseguia controlar, acredito que não é fácil manter uma postura séria quando se tem um gozão como Eduardo Madeira ao lado. Mas não é isso que se quer num espetáculo da boa e saborosa stand-up comedy. Quer-se doidice com bom gosto, sem nunca se ultrapassar os limites, algo que a dupla faz com mestria.

Resumindo, Eduardo Madeira e Manuel Marques, ou Manuel Marques e Eduardo Madeira, garantiram uma extraordinária noite de risadas constantes a quem foi ao Auditório Municipal de Albufeira na noite de 9 de fevereiro e é daqueles espetáculos que não faz mal nenhum ir ver mais do que uma vez. Com a certeza de que será sempre diferente, porque nenhum público é igual, todas as cidades geram sensações distintas à dupla, todos os dias acontece algo novo a desafiar a língua afiada dos humoristas.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina/Algarve Informativo®

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__190