A Câmara Municipal de Albufeira e APAL – Associação de
Promoção de Albufeira juntaram sinergias e participaram no Salon de Vacances de
Bruxelas, evento que recebe anualmente cerca de 100 mil visitantes e que decorreu
de 7 a 10 de fevereiro. São quatro os pavilhões que acolhem o Salon de Vacances
de Bruxelas, que se estende por 40 mil metros quadrados e que reúne anualmente
mais de 350 expositores e 800 diferentes destinos. É, por isso, um dos maiores
certames do género realizados nesta zona da Europa e onde é possível conhecer
uma imensidão de ofertas e realizar negócios associados ao setor.
A APAL e a Câmara Municipal de Albufeira marcaram presença com
um Stand Promocional que permitiu dar a conhecer as potencialidades do
concelho. Alojamento, experiências, atividades náuticas, cultura e gastronomia
estiveram em destaque no balcão de Albufeira, que cativou a curiosidade e
interesse de muitos dos visitantes do Salão, sendo que cerca de 70 por cento têm
mais de 50 anos de idade, fator considerado de grande importância para definir
a linha e conteúdos associados a esta participação. Ainda no âmbito desta ação
foram promovidos diversos contatos institucionais, nomeadamente com o delegado
do Turismo de Portugal para a Bélgica e Holanda, João Rodeia, com o objetivo de
encontrar novas formas de promoção e valorização de Albufeira nestes mercados.
O mercado belga situa-se no Top 10 nacional em termos de
visitantes e dormidas, havendo potencial de crescimento nomeadamente no que diz
respeito à época balnear, mas também em outras alturas do ano onde a
gastronomia, o tempo ameno, a cultura e o património podem cativar mais
visitantes.