A Câmara Municipal de Albufeira e APAL – Associação de Promoção de Albufeira juntaram sinergias e participaram no Salon de Vacances de Bruxelas, evento que recebe anualmente cerca de 100 mil visitantes e que decorreu de 7 a 10 de fevereiro. São quatro os pavilhões que acolhem o Salon de Vacances de Bruxelas, que se estende por 40 mil metros quadrados e que reúne anualmente mais de 350 expositores e 800 diferentes destinos. É, por isso, um dos maiores certames do género realizados nesta zona da Europa e onde é possível conhecer uma imensidão de ofertas e realizar negócios associados ao setor.

A APAL e a Câmara Municipal de Albufeira marcaram presença com um Stand Promocional que permitiu dar a conhecer as potencialidades do concelho. Alojamento, experiências, atividades náuticas, cultura e gastronomia estiveram em destaque no balcão de Albufeira, que cativou a curiosidade e interesse de muitos dos visitantes do Salão, sendo que cerca de 70 por cento têm mais de 50 anos de idade, fator considerado de grande importância para definir a linha e conteúdos associados a esta participação. Ainda no âmbito desta ação foram promovidos diversos contatos institucionais, nomeadamente com o delegado do Turismo de Portugal para a Bélgica e Holanda, João Rodeia, com o objetivo de encontrar novas formas de promoção e valorização de Albufeira nestes mercados.

O mercado belga situa-se no Top 10 nacional em termos de visitantes e dormidas, havendo potencial de crescimento nomeadamente no que diz respeito à época balnear, mas também em outras alturas do ano onde a gastronomia, o tempo ameno, a cultura e o património podem cativar mais visitantes.