Foi celebrado, no dia 18 de fevereiro, no Centro Comunitário de Quarteira, o auto de consignação da segunda fase do Passeio das Dunas, isto é, da requalificação urbanística da Zona Costeira Poente de ligação Quarteira/Vilamoura. O objetivo é dar continuidade à intervenção no troço que liga o Passeio das Dunas até à Marina de Vilamoura, desde o primeiro apoio de praia (de nascente para poente) até à ribeira de Quarteira.

A Marina Poente e toda a área adjacente ao Hotel Tivoli Marina serão as primeiras áreas a ser alvo de requalificação, num projeto que visa a melhoria da qualidade urbanística, bem como dignificar toda esta zona, promovendo um local atualmente vago, «terra de ninguém», a um espaço público de qualidade que seja um polo dinamizador de fluxos entre as diversas áreas urbanas e as praias. É, por isso, uma intervenção estruturante para o litoral do concelho de Loulé, tendo sido adjudicada a 19 de setembro do ano transato, com um prazo de execução de 420 dias e um custo de dois milhões, 645 mil e 742,12 euros. “É mais uma obra pública municipal de envergadura e de importância inquestionável, pelo que agradeço à equipa de arquitetos que criou e passou para o papel o seu trabalho; e aos técnicos municipais que, com o seu saber e experiência, asseguram a execução de processos e projetos, nunca lineares e quase sempre com surpresas imprevistas. Para a equipa que agora inicia os trabalhos, o desejo é que tudo corra bem, com o menor incómodo possível e que os prazos sejam cumpridos”, afirmou Vítor Aleixo, depois da assinatura do ato de consignação.


O edil louletano pediu desde logo a compreensão a todos aqueles que vão ser confrontados com os trabalhos no terreno que arrancam dentro de poucos dias e que, mercê disso, vão ver as suas rotinas empresariais, ou pessoais, afetadas. “A Câmara Municipal de Loulé e a Junta de Freguesia de Quarteira aqui estarão para que cada problema que surja possa ter uma resposta adequada. O mote é colaboração e articulação”, frisou Vítor Aleixo, lembrando ainda que esta intervenção no espaço público litoral entre Quarteira e Vilamoura a todos vai beneficiar, trazendo mais-valias ambientais, empresariais e sociais. “Desde o início deste segundo mandato, em outubro de 2017, foram lançados 24,2 milhões de euros em empreitadas, descontando os concursos que ficaram desertos, e foram adjudicados até à presente data 19 milhões de euros em obras públicas municipais. Para aqueles que insistem em fazer passar a ideia de que a Câmara Municipal de Loulé só se preocupa em tesourar dinheiro, está aqui a resposta e os números falam por si. O que procuraremos sempre é prudência e prudência, porque estamos a gastar dinheiro público que é de todos nós”, sublinhou Vítor Aleixo.

Recorde-se que a primeira fase do Passeio das Dunas foi executada e inaugurada por Vítor Aleixo e Telmo Pinto enquanto presidentes da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira, respetivamente, num ato que contou com a presença do Primeiro-Ministro António Costa. “Vamos agora empenhar-nos para que a inauguração da segunda fase do Passeio das Dunas possa ter como protagonistas políticos os mesmos personagens e no exercício das mesmas funções”, fez questão de acrescentar o autarca louletano.