O ano de 2019 será marcado por um ciclo extenso de cinema em homenagem a Vítor Reia-Baptista, professor da Universidade do Algarve, proeminente estudioso da literacia fílmica em Portugal, envolvido em inúmeros projetos nacionais e internacionais nesta área de estudo, e um dos investigadores que esteve na génese do CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Organizado pelo Cineclube de Faro em parceria com a Universidade do Algarve e o Centro de Investigação em Artes e Comunicação, este ciclo conta com oito sessões que terão lugar mensalmente, às quartas-feiras, prolongando-se até janeiro de 2020, mês em que se assinala o aniversário do nascimento de Vítor Reia-Baptista, com o filme «L’Âge d’Or», de Luis Buñuel.

Os filmes, apresentados por colegas e amigos, preveem a presença de diferentes convidados em cada mês para uma conversa pós-filme. Destaca-se ainda a programação do mês de maio, prevista em conjunto com o curso de Ciências de Comunicação da Universidade do Algarve, criado na Escola Superior de Educação e Comunicação pelo Professor Vítor Reia-Baptista. A primeira sessão acontece no dia 20 de fevereiro, com o filme «Viridiana», de Luis Buñuel, e contará com a apresentação de Mirian Tavares, Coordenadora do CIAC.

O Ciclo «Vítor Reia-Baptista: Herético e Libertário» conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e com o Município de Faro. A programação completa e outras informações podem ser consultadas em http://cineclubefaro.pt/ e www.ciac.pt.