«Água com um Pingo de Consciência» é o mote da campanha de
sensibilização lançada, em setembro de 2018, pelo Grupo Águas de Portugal e que
foi agora reforçada com a participação de Herman José. O humorista criou quatro
personagens que apelam ao uso consciente da água e o primeiro vídeo foi apresentado
na véspera do Dia Mundial da Água, nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube,
seguindo-se os próximos três semanalmente nos canais do Grupo Águas de Portugal
e de Herman José.
O humorista, que criou também uma canção alusiva ao tema,
recorre a diferentes personagens que abordam o uso da água e incentivam ao seu
uso consciente. A incorporação de humor para veiculação de mensagens é um fator
de incremento da eficácia de campanhas de sensibilização, de acordo com os
participantes no Estudo Nacional sobre Atitudes e Comportamentos dos
Portugueses face à Água. Este estudo, que decorreu em abril de 2018 e abrangeu mais
de mil e 660 pessoas num inquérito online, identificou a existência de
dissonâncias entre as atitudes e os comportamentos dos portugueses face à água,
que consideram como o mais importante recurso, mas não o valorizam e reconhecem
que praticam desperdício.
Os participantes no estudo consideram as campanhas de
sensibilização como uma das ações mais indutoras de comportamentos de poupança
e valorização da água. O reforço da campanha «Água com um Pingo de Consciência»,
nomeadamente através do humor, vem dar continuidade ao movimento de
sensibilização para o uso consciente e sustentável de água, essencial num
contexto de escassez e de alterações climáticas.
Esta campanha integra outras
ações de promoção da eficiência hídrica a desenvolver pelo Grupo AdP em
parceria com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e outras entidades públicas,
municípios, organizações não-governamentais e outras entidades, nomeadamente workshops
em escolas e para técnicos municipais. A conceção da campanha foi cofinanciada
pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente no quadro da Estratégia Nacional
de Educação Ambiental 2020.