«Água com um Pingo de Consciência» é o mote da campanha de sensibilização lançada, em setembro de 2018, pelo Grupo Águas de Portugal e que foi agora reforçada com a participação de Herman José. O humorista criou quatro personagens que apelam ao uso consciente da água e o primeiro vídeo foi apresentado na véspera do Dia Mundial da Água, nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube, seguindo-se os próximos três semanalmente nos canais do Grupo Águas de Portugal e de Herman José.

O humorista, que criou também uma canção alusiva ao tema, recorre a diferentes personagens que abordam o uso da água e incentivam ao seu uso consciente. A incorporação de humor para veiculação de mensagens é um fator de incremento da eficácia de campanhas de sensibilização, de acordo com os participantes no Estudo Nacional sobre Atitudes e Comportamentos dos Portugueses face à Água. Este estudo, que decorreu em abril de 2018 e abrangeu mais de mil e 660 pessoas num inquérito online, identificou a existência de dissonâncias entre as atitudes e os comportamentos dos portugueses face à água, que consideram como o mais importante recurso, mas não o valorizam e reconhecem que praticam desperdício.

Os participantes no estudo consideram as campanhas de sensibilização como uma das ações mais indutoras de comportamentos de poupança e valorização da água. O reforço da campanha «Água com um Pingo de Consciência», nomeadamente através do humor, vem dar continuidade ao movimento de sensibilização para o uso consciente e sustentável de água, essencial num contexto de escassez e de alterações climáticas. 

Esta campanha integra outras ações de promoção da eficiência hídrica a desenvolver pelo Grupo AdP em parceria com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e outras entidades públicas, municípios, organizações não-governamentais e outras entidades, nomeadamente workshops em escolas e para técnicos municipais. A conceção da campanha foi cofinanciada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.