Explorar o Algarve a caminhar, aliando a descoberta das suas paisagens naturais à atividade física, é o convite do Algarve Walking Season, um projeto de promoção de caminhadas na região composto por três eventos, sendo que o primeiro deles, o Festival de Caminhadas de Alcoutim, se realizou, de 8 a 10 de março, em Alcoutim e na vizinha raiana espanhola Sanlúcar de Guadiana. Com o objetivo de levar os visitantes a conhecer o património natural, cultural, histórico, gastronómico e etnográfico destas localidades, o festival contemplou 17 caminhadas temáticas e cinco ateliês («Paisagens Apícolas das Taipas», «Na Rota dos Sabores do Porco», «Percurso de Observação da Natureza», «Fabrico de Porta Canivetes em Empreita», «Isqueiros de Pastor»), numa organização do Município de Alcoutim, com a colaboração do Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana.

Um dos destaques da edição de 2019 do Festival foi a Grande Rota do Guadiana (GR15), uma viagem de 65 quilómetros pelos três concelhos do Baixo Guadiana algarvio (Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim) implementada, em 2015, pela Odiana - Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana e que agora foi estendida até à fronteira entre o Algarve e o Alentejo, perfazendo na sua totalidade 78,5 quilómetros de aventura com a Natureza e o Guadiana, o Grande Rio do Sul, como pano de fundo. Os planos passam por estender esta Grande Rota até à vila de Mértola, fazendo a ligação entre a parte algarvia e a alentejana.

Paisagem, património, atividade física e ar puro são os segredos da GR15, que consolida a oferta de percursos pedestres no Baixo Guadiana, aproximando o Litoral ao Interior Serrano. Esta via atravessa os concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António e viaja por 17 localidades, até chegar à fronteira com o concelho de Mértola. Distingue-se pela sua multiplicidade de paisagens, elementos históricos, patrimoniais e naturais. De facto, as praias a Sul, as paisagens serranas a Norte, o contacto com o Rio Guadiana e a observação da diversidade de fauna e flora existente, são apenas alguns dos pontos de interesse aqui presentes. Para além disso, a GR15 é também ponto de ligação e convergência à Ecovia em Vila Real de Santo António e à Via Algarviana (GR13) em Alcoutim.


Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__194