José Espírito Santo, Vinalda, e José Domingos, Emprodalbe, parceiros de uma distribuição de sucesso no Algarve

D´Gustar é o nome sugestivo do evento para os clientes da Emprodalbe, uma empresa algarvia distribuidora de bebidas, com destaque para as cervejas, espirituosos, vinho, e também alguma água, convenhamos. Já na sua quinta edição, que decorreu nos dias 17 e 18 de março, teve, este ano, como principal novidade a nova localização, saltando de Loulé para o EMA – o Espaço Multiusos de Albufeira – que por coincidência (ou não) é igualmente o palco do principal evento vínico regional – a Grande Mostra de Vinhos – a cargo da Confraria Bacchus de Albufeira.

José Domingos, sócio-gerente da Emprodalbe, salienta os principais argumentos que justificam a organização do D’Gustar. “É praticamente uma exigência dos nossos clientes, que desta forma podem ficar a conhecer as principais novidades do mercado, no setor das bebidas alcoólicas, desde as novas colheitas, referências ou produtores”. Segundo a organização, são mais de 600 referências de vinhos associadas às restantes bebidas representadas. O balanço feito por José Domingos deixa-o satisfeito com os resultados obtidos. “Ainda estamos a fechar o último dia, mas isto está a correr bem, não me admiraria nada que os números estivessem perto de um milhar de visitantes”.

Patrick Agostini é médico e produtor da Quinta do Francês, e o único representante algarvio no setor vínico

O grande propósito do evento, que serve também como uma operação de charme da Emprodalbe, tem uma motivação prática por detrás de tudo isto, conforme salienta José Domingos. “No dia a dia torna-se impossível dar a conhecer todos os novos produtos junto dos nossos clientes do canal Horeca e aqui as marcas e produtores podem apresentar de forma direta e pessoal o seu portfólio, tanto de novidades como de produtos estabelecidos, e assim facilitar futuras vendas desses produtos que, de outra forma, não seriam conhecidos”.

Apesar da Emprodalbe ser uma distribuidora, trabalha em parceria com uma outra, que por acaso é a mais antiga do país neste ramo. Trata-se da Vinalda, tendo o Algarve Informativo a oportunidade de conversar com José Espírito Santo, o Diretor-Geral da empresa, e ficar a conhecer um pouco mais desta empresa que já tem 72 anos no seu curriculum. José Espírito Santo enaltece a importância do evento pela “sua capacidade em providenciar um contacto direto com os clientes e potenciais clientes, e dar o conhecer os vinhos, a marca e a história, conceito e terroir que está por detrás de cada produtor”.


Sendo a Vinalda praticamente apenas distribuidora de vinhos, trouxe da sua parte para o evento perto de 10 marcas, das cerca de 20 que representa. Curiosamente, ainda não tem no seu portfólio nenhum produtor de vinhos do Algarve, confessando o seu Diretor-Geral que “ainda não temos realmente um vinho do Algarve na nossa lista de representados, mas estamos atentos e temos consciência que a região está a crescer e a produzir com qualidade, sendo provavelmente uma questão de tempo até isso suceder”. Em termos de representação de vinhos locais, o único é a Quinta do Francês e a razão, segundo José Domingos, “é aquele que representamos em exclusivo e no evento damos prioridade a esses”. “Trabalhamos também com a Adega do Cantor, mas não sendo em exclusivo não está presente”, acrescenta. No futuro poderá alargar a representação a outros produtores algarvios, “mas, para já, a Emprodalbe não tem previsto esse alargamento”, conclui José Domingos.

Provas há bastantes para fazer realmente, e numa breve passagem, referia algumas curiosidades ou projetos interessantes. Dentro de novidades de marcas já estabelecidas, destaca-se o novo design e layout dos rótulos da Quinta do Encontro – da Bairrada – um espaço enoturístico bastante interessante e com uma adega muito sui generis em forma circular, tipo barrica, que já tive a oportunidade de visitar e que passa agora a ser a inspiração do rótulo, que consegue um aspeto mais contemporâneo e jovem, muito ao estilo dos seus vinhos e da dinâmica dos mesmos. Ainda neste produtor, tive a ocasião de provar um blanc de noir – a terminologia para definir um branco feito de uvas tintas – a partir de Touriga Nacional, uma das castas mais simbólicas de Portugal.


O próprio Diretor-Geral da Vinalda fez a apresentação de um projeto muito interessante e particular no Douro – com a marca Titan of Douro – com rótulos bastante apelativos e bem conseguidos, ao qual o vinho também corresponde. Um belo exemplo de tradição e modernidade, destacando-se pela singularidade o Titan tinto com estágio em barro, que, de acordo com José Espírito Santo, “serve para amaciar o vinho que sai muito adstringente da vinificação e que, seguindo uma tradição da zona, deixa repousar durante algum tempo o vinho em ânforas de barro”. O resultado é um vinho muito fresco e frutado, mantendo uma boa acidez e adstringência, mas agora moldada pelo barro, que lhe confere um caráter particular.


Outros dos vinhos interessantes que provei, e um projeto também a seguir com atenção, é o Valle de Passos. Um vinho com Denominação de Origem Trás-os-Montes, o que já por si é pouco comum no universo português onde Alentejo e Douro são as regiões dominantes nos eventos. São vinhas da zona de Valpaços, com uma mistura de xisto e granito e com castas típicas, algumas delas com mais de 50 anos e bem adaptadas ao terroir, proporcionando vinhos com imenso caráter e personalidade profundamente gastronómicos e com potencial de guarda fantásticos.

São realmente estas caraterísticas que tornam Portugal único na sua vertente enoturística, fator que a própria Vinalda reconhece ser importante para a promoção dos seus vinhos e da qual se orgulha de tentar promover, sobretudo agora que está a desenvolver novas formas de comercialização, que apostam no online, com o novo site B2B a surgir em abril, e uma nova aposta na exportação, criando um departamento para esta vertente cada vez mais importante na afirmação dos vinhos nacionais lá fora e que deixa orgulhoso José Espírito Santo pelo papel que a empresa pode desempenhar e na contribuição para essa afirmação tão merecida.

Texto: Vico Ughetto | Foto: Vico Ughetto