A Câmara Municipal de Faro, através da sua Divisão de Promoção Turística, organiza, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), a oitava edição de formação certificada sobre «O Potencial Turístico de Faro». A iniciativa, com uma duração de cinco dias (um por semana), num total de trinta e seis horas de formação, é dirigida a profissionais do sector da indústria turística, com o objetivo de melhorar a qualidade da informação prestada aos visitantes do concelho de Faro.

A formação tem uma componente de visita, levando os formandos a visitar locais de interesse turístico, a fim de tomarem conhecimento com a oferta dos diversos produtos turísticos que Faro tem para oferecer aos seus turistas. Nessa oferta integra-se, nomeadamente, o Turismo Cultural (património histórico/arquitetónico), Gastronómico, Náutico, de Natureza e Desporto, com o programa a incluir a visita a museus, igrejas, teatros, restaurantes, Ria Formosa e Ilhas de Faro, Culatra e Farol, entre outros pontos de referência na cidade, e no concelho.

A primeira edição de 2019, realizada em janeiro, registou um elevado número de inscrições, o que levou o Município a decidir organizar uma edição extra, nos mesmos moldes, para permitir a participação de todos os interessados. A nova edição teve o seu início a 27 de fevereiro e termina a 3 de abril, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, com uma experiência gastronómica de produtos algarvios e a entrega de certificados aos formandos.

O Município de Faro registou um aumento do número de camas na hotelaria, entre 2013 e 2018, passando de cerca de mil e 700, para aproximadamente quatro mil e 500, distribuídas por todas as tipologias de alojamento. No mesmo período, o número de dormidas, passou de cerca de 290 mil e 500 para 520 mil, tendo a taxa de taxa de ocupação, que também cresceu ao longo dos últimos anos, sido de 55 por cento, situando-se acima dos valores do Algarve e Portugal.