A edição de 2019 do Humor Fest começou, no dia 16 de março, no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, com «Os Vizinhos de Cima», uma encenação de Maria Henrique a partir de um texto original de Cesc Gay e interpretada por Ana Brito e Cunha, Fernanda Serrano, Pedro Lima e Rui Melo. A estreia do cineasta espanhol no teatro é uma comédia onde se reflete sobre a vida conjugal e a sexualidade por via de dois casais que vivem no mesmo edifício.

Neste texto fresco e ágil abordam-se com ironia e humor temas como a convivência, a coragem, o sexo, o amor e as aparências. E a história tem início quando um casal convida os vizinhos de cima para jantarem em sua casa. À medida que a noite avança, o casal toma conhecimento das loucuras sexuais dos vizinhos, o que os leva a repensar a sua própria relação, que está repleta de repressões e imersa em monotonia. O confronto com a vida dos vizinhos de cima vai levar os anfitriões ao limite e fazê-los tomar algumas decisões no que diz respeito à sua relação, num espetáculo que colocou o público a rir, mas também a pensar, sobre o que se passa entre quatro paredes.

Depois de ter estreado em Barcelona, «Os Vizinhos de Cima» de Cesc Gay converteu-se rapidamente no grande sucesso da temporada, esgotando todas as apresentações e batendo recordes de espectadores. Chegou depois a Madrid, onde alcançou novo sucesso imediato junto da crítica e do público. "Sem dúvida, uma das maiores e mais ambiciosas aventuras que podemos experimentar é viver em casal. Um grande desafio, cheio de adversidades e obstáculos em que a luta acontece diariamente, as trincheiras são infinitas e o consolo às feridas e arranhões sofridos é muitas vezes escasso e pouco saudável”, descreve o cineasta e dramaturgo, acrescentando que, “mesmo assim, inexplicavelmente, homens e mulheres continuam a tentar”. “Por essa razão, estou convencido de que só com ironia e sentido de humor é possível escrever sobre essa tragédia que nos assombra desde o início dos tempos e da qual não podemos escapar”.

Curiosamente, a ideia para a peça surgiu quando, há uns anos, um casal se mudou para o prédio onde o espanhol vive com a sua família. “Quase de imediato começámos a ouvir ruídos estranhos, a qualquer momento ou hora do dia, sempre acompanhados de uma grande variedade de gemidos. Certamente que, para mim, isto foi uma inspiração, e de forma inconsciente acabou por dar origem ao que seria a minha primeira peça para teatro”, admitiu Cesc Gay. Entretanto, a chegada a Portugal de «Os Vizinhos de Cima» acontece pelas mãos da «Força de Produção», com o texto traduzido por Maria João Rocha Afonso e encenado por Maria Henrique.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Filipe Ferreira

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__194