Incentivar à redução do uso de plástico e ao consumo de água da torneira é um dos objetivos da Junta de Freguesia de Quarteira, que no dia 22 de março ofereceu garrafas reutilizáveis aos seus funcionários e colaboradores. A ação decorreu no Centro Autárquico, no âmbito do Dia Mundial da Água.

Para além de promover a substituição da água engarrafada pela da torneira enquanto opção mais ecológica, económica e acessível, a iniciativa pretendeu ainda sensibilizar os trabalhadores da Junta a adotarem hábitos de consumo mais conscientes, através da sua sensibilização para os problemas ambientais que assolam o nosso planeta, entre os quais o uso excessivo de plástico descartável. “É nossa preocupação acompanhar permanentemente a temática ambiental, desenvolvendo contributos para ajudar a reduzir a produção de plástico”, frisa o Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, apontando ainda a vertente da campanha inerente ao uso racional da água. Uma problemática que, sublinha, deve ser reconhecida por toda a população mundial. “Calcula-se que apenas 0,5% da água existente seja potável. Não podemos ignorar esta realidade, já que se trata de um recurso essencial à vida com um valor inestimável. Devemos a sua preservação às gerações futuras, de forma a garantir a sua existência, sendo esta uma obrigação que deve ser assumida por todos nós”, observa o autarca. 

Durante a ação realizada, os funcionários e colaboradores do Centro Autárquico de Quarteira foram informados sobre as vantagens do uso da água da torneira, cujo custo estimado é de um euro para cada mil litros. Um valor substancialmente inferior ao da água engarrafada, que chega a ser entre 280 a 450 vezes superior.

Criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial da Água pretende promover a reflexão e discussão sobre a relação entre o homem e a água, abordando temas como a sua conservação e proteção, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para solucionar problemas relacionados com a poluição. A par deste dia, a Câmara Municipal de Loulé levou a cabo um conjunto de ações para o uso eficiente da água, no âmbito da nova campanha «Aqui Cuidamos da Água».