No âmbito da semana temática «Música Clássica para Todos», que decorre de 18 a 24 de março, Osvaldo Ferreira, o reconhecido maestro convidado para dinamizar diversos formatos de aproximação da música erudita a diferentes públicos, promove um curso informal e descontraído de história da música clássica, de acesso gratuito, no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé.

O curso, dirigido ao público em geral, e a todos os curiosos e menos familiarizados com o universo da música clássica, incidirá, num primeiro módulo, no dia 18, nas raízes da música e arte em geral até à Renascença. No dia 19 é o período Clássico Vienense até ao final do século XIX que estará em destaque e, no dia 20, Osvaldo Ferreira aborda os caminhos da contemporaneidade, isto é, os séculos XX e XXI. O acesso a este curso é gratuito mediante inscrição prévia, com uma lotação limitada, e as sessões acontecem em horário pós-laboral, entre as 18h30 e as 20h30, conferindo certificado de participação.

A semana, porém, é bem mais completa e recheada de propostas aliciantes e diversificadas. Nos dias 19, 20 e 21 de março, o maestro desloca-se a escolas EB 2,3 do concelho de Loulé para responder à pergunta «A música clássica em 60 minutos?», promovendo um total de seis sessões onde dinamizará momentos musicais ao vivo e conversas performativas com alunos e docentes. No dia 21, pelas 21h30, há lugar ao recital de piano da reconhecida sueco-japonesa Fuzjko Hemming comentado por Osvaldo Ferreira, também no recém-inaugurado Auditório do Solar, situado ao lado do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado. O prestigiado maestro terá ainda «carta branca» para, no dia seguinte, promover um concerto único, informal e comentado, para o qual convidou 11 músicos que atuarão pelas 21h30 naquele auditório, com um público muito especial: jovens de quatro projetos de inclusão social apoiados pela autarquia louletana, a maioria deles não familiarizados com o mundo da música clássica.

A masterclass sobre novas metodologias para o ensino das cordas/método Suzuki: 25 anos em Portugal (que carece de inscrição prévia e cujo custo por pessoa é de 15 euros), é promovida a 23 de março também por Osvaldo Ferreira, pioneiro na introdução do método em Portugal, e terá lugar entre as 10h e as 13h e entre as 14h30 e as 16h. Todas as propostas têm lugar no Auditório do Solar da Música Nova, à exceção do concerto com a Orquestra Filarmónica Portuguesa da qual Osvaldo Ferreira é maestro titular, mas que, desta feita, fica a cargo do maestro convidado Tobias Gossmann, e que acontece no Cine-Teatro Louletano, no dia 24 de março, domingo, pelas 17h, encerrando assim da melhor forma esta eclética semana dedicada à música clássica.


Para mais informações, inscrições e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, bem como a sua conta no instagram (cineteatrolouletano), existindo também a possibilidade de compra de ingressos nos locais aderentes ou online através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt/.