A Bolsa de Turismo de Lisboa foi palco, no dia 14 de março, do lançamento do Passaporte Portimão - Cidade Europeia do Desporto (CED 2019) e da exibição pública da curta-metragem «A Viagem», com a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, a realçar “a panóplia de mais de mil eventos que constam do programa da CED 2019, com uma média superior a três por dia, envolvendo cerca de 40 mil atletas até final do ano”. “Mas isso, só por si, não chega, pois é preciso termos um município ambientalmente sustentável, com o espaço público requalificado, propiciando as melhores condições a quem nos visita e a quem reside em Portimão, cuja capacidade de responder aos desafios permanentes que se colocam a uma cidade turística é extraordinária. Trabalhamos arduamente nesse sentido, realçando a importância da segurança e da prestação de cuidados de saúde, fatores em que estamos a melhorar significativamente”, sublinhou a edil portimonense.


No promoção do Passaporte CED 2019, Isilda Gomes salientou algumas provas, como o Campeonato Nacional de Clubes em Triatlo (23 e 24 de março), o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril), o Campeonato do Mundo de Windsurf (20 de abril a 5 de maio), o Campeonato da Europa Ultimate-Frisbee (6 a 11 de maio), a etapa de Portimão do Mundial de F1 Motonáutica (17 d a 19 de maio), a Festa Nacional da Ginástica (28 a 30 de junho), ou o Torneio Internacional de Futsal (23 a 25 de agosto), entre muitas outras a realizar até dezembro próximo. Na ocasião houve também oportunidade para se provar as 12 propostas com que Portimão se candidata às «7 Maravilhas Doces de Portugal», com o repto do município a ter sido aceite pelas empresas «Confeitaria de Alvor», «Delícias de Portimão», «Casa da Isabel» e «Amor às Fatias», que abrangem seis das categorias a concurso, de que são tentadores exemplos o Pastel Maldeçoado, as Algarvias, as Estrelas de Portimão ou o Morgado, entre outros doces nomeados.


Na agenda do dia 14 de março também mereceu destaque a cerimónia pública de certificação da Estação Náutica de Portimão e a entrega da respetiva bandeira. A nova entidade faz parte de uma rede nacional e está organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no território de Portimão. Inclui mais de 70 parceiros locais, entre associações e clubes, estabelecimentos de ensino, embarcações marítimo-turísticas, centros de mergulho, estaleiros e reparação naval, lojas de equipamento náutico e de pesca, restauração, hotelaria e equipamentos culturais, etc. A Estação Náutica de Portimão garantirá a qualidade do produto turístico e dos serviços prestados aos visitantes, bem como o apoio informativo e a reserva de alojamento e serviços. São vantagens da sua constituição a diversificação da oferta turística, o combate à sazonalidade, o aumento do gasto por visitante, uma imagem de referência e qualidade, a promoção conjunta de produtos turísticos a nível internacional e, ainda, uma ementa de experiências diversificadas.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina/Algarve Informativo®