Nos dias 22 e 23 de março têm lugar, no Teatro das Figuras, em Faro, duas apresentações da peça de dança contemporânea «A Sagração da Primavera – Made in China», num espetáculo inédito do Quorum Ballet em parceria com a Orquestra Clássica do Sul. Esta nova versão, inspirada no bailado clássico criado para a companhia parisiense Ballets Russes, tem coreografia e conceito de Daniel Cardoso, diretor artístico da famosa companhia de dança, com a coreógrafa convidada chinesa Xie Xin, dramaturgia de Pedro Alves e composição musical de Jorge Silva.

«A Sagração da Primavera - Made in China» é um trabalho coreográfico produzido, idealizado e concretizado em total colaboração entre Portugal e China, no âmbito de uma residência artística do Quorum Ballet naquele país. A produção estreou no dia 24 de janeiro de 2018, no Shanghai Oriental Arts Center, estendendo-se depois para Wuhan, Changsha e Zhuzhou, num total de seis espetáculos com sete mil e 500 espetadores. “Esta peça revelará a encruzilhada das nossas histórias e dos artistas chineses com quem nos encontrámos e trabalhámos. «A Sagração da Primavera» será o território onde os artistas portugueses e chineses se encontram. A peça será uma viagem inspirada na cultura chinesa através de um olhar ocidental e a principal inspiração para esta criação vem do Exército de Terracotta de Qin Shi Huang”, explica Daniel Cardoso.  

Nas duas sessões que terão lugar no Teatro das Figuras, a icónica obra de Igor Stravinsky será interpretada pela Orquestra Clássica do Sul, com direção do maestro titular Rui Pinheiro.