A Associação 289, em Faro, apresenta, de 30 de março a 5 de maio, a nova instalação do artista visual XANA. «LABIRINTO X002» é uma instalação multimédia que, como o título indica, propõe percursos que envolvem os visitantes na obra e possibilitam a escolha individual de caminhos diversos, num processo de descoberta permanente.

Como é frequente nas exposições de XANA, além dos materiais tradicionais das artes plásticas, misturam-se processos técnicos da escultura, desenho, pintura, luz e som. Nesta assumidamente imbricada proposta, o artista utiliza na construção da estrutura base diversos materiais para criar «muros», nomeadamente: redes metálicas, tecidos e outros produtos industriais. O percurso é dominado por duas cores, o azul e o vermelho, estando presentes diversos padrões gráficos que acentuam um ambiente simbólico. Nas paredes, e durante o percurso, surgem «objetos» e «diagramas» para o público descortinar, encontrar e descobrir aquando da visita ao espaço.

Para além dessa parafernália surpresa, visual e sonora, também estão disponíveis os livros que XANA consultou nos últimos quatro anos, na sua pesquisa sobre os valores éticos do Amor, Liberdade e Sabedoria. “Este é o meu labirinto até vocês entrarem nele. Não nos enganemos, o labirinto humano não tem solução e este também não”, avisa Xana, in Manifesto Labirinto X002.  

A exposição pode ser visitada, de sexta-feira a domingo, das 15h às 19h, na sede da Associação 289, no Solar das Pontes de Marchil, em Faro.