Debaixo de um agradável clima que banhou o interior do sotavento
algarvio teve lugar, no dia 14 de abril, o segundo e último dia de prova da
Baja de Loulé 2019, composto por dois Sectores Seletivos (SS), disputados
alternadamente entre Autos e Motos/Quads/SSV. As motos cumpriram em primeiro
lugar o segundo sector seletivo e desde logo o líder da prova, João Lourenço,
mostrou não estar numa toada de calma e controle, acabando por ser o mais
rápido e só perdendo nove segundos para a concorrência mais direta no segundo
controle de passagem, mas sendo o mais rápido em todos os outros pontos de
cronometragem.
O piloto acabou por vencer com cinco minutos e 58 segundos de
vantagem sobre o segundo classificado, Salvador Vargas(KTM), que viria a ser o
melhor entre os concorrentes da categoria Júnior. A vitória de João Lourenço,
que tripulou uma Beta com motor a dois tempos, foi o regresso aos triunfos de
um piloto da região nesta prova, algo que não acontecia desde 2010, quando
Ruben Faria foi o vencedor.
Daniel Jordão assegurou o lugar mais baixo do pódio na sua
Yamaha, tendo ainda vencido a classe TT2. Na posição seguinte terminou Bernardo
Megre (Husqvarna), que ganhou entre os concorrentes da classe TT1. Nota ainda
para os triunfos de Armindo Neves (SWM) entre os Veteranos e Vítor Lopes (KTM)
na Promoção. Na categoria Hobby, pilotos que não dispõem de licença desportiva,
o mais rápido foi Sérgio Carapinha (Yamaha).
Apesar de só terem concorrido três máquinas, a luta pela
vitória foi bastante intensa nos quads, com Roberto Borrego a recuperar
progressivamente o atraso que tinha para Luís Engeitado no final do dia de
sábado, para acabar a prova na primeira posição, conquistada nos últimos
quarenta quilómetros de prova. Entre os populares SSV, a luta também esteve ao
rubro, com o volte face a dar-se nos últimos quilómetros da corrida quando a
dupla brasileira Cristiano Batista/Fábio Zeller perdeu muito tempo e caiu para
o 9.º lugar, com Pedro Santinho Mendes a herdar assim o primeiro posto e a
consagrar-se como vencedor da prova. Seguiu-se-lhe no pódio Nuno Fontes/José Sá
Pires e João Dias/Emanuel Alves, todos em Can-Am. O melhor classificado na
categoria TT2 foi o Yamaha de André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes.
Entre os espetaculares Autos que compõem o parque do TT
nacional, houve luta cerrada até ao fim, com o primeiro sector seletivo da
manhã a ser liderado por Alexandre Ré/Hugo Magalhães (VW), que assim aumentaram
a liderança conseguida na véspera. Contudo, João Ramos/Victor Jesus (Toyota)
puseram todo o potencial do seu carro em ação no último sector seletivo,
acabando por vencer a prova com mais de um minuto de vantagem. O terceiro
classificado foi o Ford de Pedro Dias da Silva/José Janela, já a 17 minutos dos
vencedores. Os mais rápidos nas categorias T2 e T8 foram, respetivamente, Georgino
Pedroso/Carlos Silva (Isuzu) e João Rato/Pedro Colaço (Land Rover) e a vitória
entre os concorrentes da Taça de Portugal de TT pertenceu a José Maia/Sérgio
Cruz (Nissan).
A Baja de Loulé foi uma organização do Clube Automóvel do
Algarve, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e da
Federação de Motociclismo de Portugal, com o apoio dos Municípios de Loulé,
Alcoutim, Tavira e S. Brás de Alportel e da Junta de Freguesia de Almancil e o
patrocínio dos Vinhos do Algarve.
Foto: Pedro Contente