Debaixo de um agradável clima que banhou o interior do sotavento algarvio teve lugar, no dia 14 de abril, o segundo e último dia de prova da Baja de Loulé 2019, composto por dois Sectores Seletivos (SS), disputados alternadamente entre Autos e Motos/Quads/SSV. As motos cumpriram em primeiro lugar o segundo sector seletivo e desde logo o líder da prova, João Lourenço, mostrou não estar numa toada de calma e controle, acabando por ser o mais rápido e só perdendo nove segundos para a concorrência mais direta no segundo controle de passagem, mas sendo o mais rápido em todos os outros pontos de cronometragem. 

O piloto acabou por vencer com cinco minutos e 58 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Salvador Vargas(KTM), que viria a ser o melhor entre os concorrentes da categoria Júnior. A vitória de João Lourenço, que tripulou uma Beta com motor a dois tempos, foi o regresso aos triunfos de um piloto da região nesta prova, algo que não acontecia desde 2010, quando Ruben Faria foi o vencedor.

Daniel Jordão assegurou o lugar mais baixo do pódio na sua Yamaha, tendo ainda vencido a classe TT2. Na posição seguinte terminou Bernardo Megre (Husqvarna), que ganhou entre os concorrentes da classe TT1. Nota ainda para os triunfos de Armindo Neves (SWM) entre os Veteranos e Vítor Lopes (KTM) na Promoção. Na categoria Hobby, pilotos que não dispõem de licença desportiva, o mais rápido foi Sérgio Carapinha (Yamaha).

Apesar de só terem concorrido três máquinas, a luta pela vitória foi bastante intensa nos quads, com Roberto Borrego a recuperar progressivamente o atraso que tinha para Luís Engeitado no final do dia de sábado, para acabar a prova na primeira posição, conquistada nos últimos quarenta quilómetros de prova. Entre os populares SSV, a luta também esteve ao rubro, com o volte face a dar-se nos últimos quilómetros da corrida quando a dupla brasileira Cristiano Batista/Fábio Zeller perdeu muito tempo e caiu para o 9.º lugar, com Pedro Santinho Mendes a herdar assim o primeiro posto e a consagrar-se como vencedor da prova. Seguiu-se-lhe no pódio Nuno Fontes/José Sá Pires e João Dias/Emanuel Alves, todos em Can-Am. O melhor classificado na categoria TT2 foi o Yamaha de André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes.

Entre os espetaculares Autos que compõem o parque do TT nacional, houve luta cerrada até ao fim, com o primeiro sector seletivo da manhã a ser liderado por Alexandre Ré/Hugo Magalhães (VW), que assim aumentaram a liderança conseguida na véspera. Contudo, João Ramos/Victor Jesus (Toyota) puseram todo o potencial do seu carro em ação no último sector seletivo, acabando por vencer a prova com mais de um minuto de vantagem. O terceiro classificado foi o Ford de Pedro Dias da Silva/José Janela, já a 17 minutos dos vencedores. Os mais rápidos nas categorias T2 e T8 foram, respetivamente, Georgino Pedroso/Carlos Silva (Isuzu) e João Rato/Pedro Colaço (Land Rover) e a vitória entre os concorrentes da Taça de Portugal de TT pertenceu a José Maia/Sérgio Cruz (Nissan).

A Baja de Loulé foi uma organização do Clube Automóvel do Algarve, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e da Federação de Motociclismo de Portugal, com o apoio dos Municípios de Loulé, Alcoutim, Tavira e S. Brás de Alportel e da Junta de Freguesia de Almancil e o patrocínio dos Vinhos do Algarve.

Foto: Pedro Contente