A dança está em plano de evidência em Lagoa durante este mês e um dos momentos altos da programação aconteceu na noite de 6 de abril, com a apresentação do fantástico «Correr o Fado» do Quorum Ballet no Auditório Carlos do Carmo.

Em mais uma coreografia e cenografia arrebatadoras de Daniel Cardoso, o espetáculo assenta, como o próprio nome sugere, no Fado, a mais representativa forma de expressão da cultura tradicional portuguesa. “Numa multiplicidade de movimentos, sons, sensações e sentimentos, os bailarinos transmitem, com a sua arte, extrema beleza, inexcedível sensibilidade e aparente facilidade, tudo o que os nossos sentidos percebem e o nosso coração apreende”, descreve o responsável pela companhia de dança da Amadora.

Ao fundir o Fado com a Dança Contemporânea, «Correr o Fado» quebra com a tradicional forma de ver, ouvir e sentir a canção portuguesa que é Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2011, desmistificando a sua conotação saudosista e melancólica. E o sucesso foi instantâneo e contribuiu de forma decisiva para a internacionalização do Quorum Ballet, estando em digressão desde fevereiro de 2012 e chegando agora ao Algarve por iniciativa do Município de Lagoa. E os algarvios agradeceram mais esta oportunidade para assistir ao vivo a uma das mais prestigiadas companhias de dança de Portugal da atualidade e que há poucas semanas trouxe a Faro «Sagração da Primavera – Made in China».

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Município de Lagoa

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__197